Os gols de Ademir de Menezes na Copa do Mundo de 1950

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Ademir jogando pela Seleção

O atacante Ademir de Menezes, que nasceu em 8 de novembro de 1921, foi um dos grandes nomes do futebol brasileiro durante os anos 1940 e 1950. Dono de uma grande capacidade de marcar gols em profusão, o pernambucano foi ídolo principalmente jogando por Sport e Vasco da Gama. Seu ótimo futebol o levou a ser um dos grandes jogadores da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1950. Ele foi o grande artilheiro da competição.

Na época, o pernambucano, conhecido como Queixada, já era um dos grandes nomes da Seleção Brasileira no caminho para a Copa do Mundo de 1950. A equipe brasileira era uma das favoritas a chegar longe jogando em casa e acabaria não decepcionando seu torcedor até a final, chegando a decisão, que acabou sendo a maior tristeza do país por muito tempo na derrota para o Uruguai. Ademir foi o grande jogador do time.

A estreia brasileira na competição se deu no Maracanã, diante de mais de 80 mil pessoas. O Brasil enfrentou o México e não sofreu para vencer por 4 a 0. Ademir, principal atacante do time, foi as redes duas vezes. Na segunda rodada, Ademir sequer atuou diante da Suíça, em jogo que terminou empatado por 2 a 2. Na rodada seguinte, ele marcou logo cedo o primeiro gol do Brasil diante da Iugoslávia, em vitória por 2 a 0 dos brasucas.


No quadrangular final, os donos da casa estrearam diante da Suécia no Maracanã e não tomaram conhecimento dos europeus, vencendo por 7 a 1, com direito a quatro gols de Ademir de Menezes no duelo. Os últimos gols do craque pernambucano naquela Copa do Mundo vieram no penúltimo jogo, outra goleada, desta vez por 6 a 1 diante da Espanha, onde ele foi as redes duas vezes.

Diante do Uruguai, Ademir passou em branco e viu o Brasil perder a Copa do Mundo. No final, Ademir de Menezes terminou a competição como artilheiro, marcando nove gols ao longo daquela Copa do Mundo. A derrota foi a maior tristeza de sua vida, uma mancha da qual nunca se recuperou totalmente. Até hoje, é o brasileiro que mais marcou gols numa única edição de Copa do Mundo. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações