O camaronês Patrick Mboma e sua passagem pelo Parma, da Itália

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Patrick Mboma no Parma

Henri Patrick Mboma Dem, mais conhecido como Patrick Mboma, foi um dos melhores jogadores de Camarões, com passagens por diversos clubes do futebol europeu. O atacante foi muito bem na conquista do ouro nas Olimpíadas de Sidney, em 2000, e foi contratado pelo Parma.

O jogador nasceu em Douala, em Camarões, no dia 15 de novembro de 1970, e começou a sua carreira na equipe B do Paris Saint-Germain, porém acabou não tendo muitas oportunidades, e acabou sendo emprestado para alguns times do futebol europeu. 

Depois de não ter espaço na equipe francesa, o jogador foi emprestado para o Châteauroux, da segunda divisão francesa, mas também acabou sofrendo um pouco na equipe, conseguindo apenas se destacar na sua segunda temporada pelo clube.

Logo na sequência retornou a Paris, onde novamente não foi aproveito, e voltou a ser emprestado, desta vez para o Metz. Porém, novamente, não conseguiu ter muito destaque e voltou mais uma vez aos Paris, onde ficou durante uma temporada, atuando apenas 8 vezes.

Após esses anos no futebol francês, o jogador foi contratado pelo Gamba Osaka, em 1997, do Japão. Pelo clube tornou-se o primeiro africano a ser o artilheiro na história da J-League, com 25 gols. O feito foi igualado em 2016, quando Peter Utaka fez 19 anos.

Com a boa temporada, o jogador retornou a Europa, agora para atuar no futebol italiano, sendo contratado pelo Cagliari, clube que havia subido para a primeira divisão do campeonato nacional. Na sua primeira tempo foi atrapalhado por uma lesão, mas na segunda conseguiu se destacar, porém a equipe caiu para a segunda divisão. 

No meio do semestre de 2000, houve as Olimpíadas de Sidney, e Mboma foi muito importante para a seleção camaronesa, e conseguiu conquistar o ouro. Com as suas grandes atuações, o jogador acabou sendo contratado pelo Parma, que também havia recém subido para a primeira divisão. 


No seu começo de trajetória pelo clube chegou a fazer gols importantes, porém com a forte concorrência no comando de ataque, o jogador acabou ficando sem espaço, e isso o deixou decepcionado. 

Então, como sabia que não conseguiria atuar muitas vezes, com muita frequência, o jogador decidiu em 2001, após uma temporada, deixar o clube. O jogador saiu da equipe e foi contratado pelo Sunderland. Pelo Parma fez 24 jogos e marcou 5 gols apenas.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações