Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Nilson teve uma boa trajetória no Sporting Cristal
Nilson Esídio Mora, ex-atacante conhecido apenas como Nilson, celebra o seu 58º aniversário neste domingo, dia 19 de novembro de 2023. Em 1998, o avançado teve uma passagem boa pelo Sporting Cristal e foi um dos últimos jogadores brasileiros que fizeram sucesso no futebol peruano.
Este 'respiro de novos ares' do centroavante Nilson veio acontecer logo depois de rodar por vários clubes ao redor do Brasil, inclusive oito dos 12 grandes e Seleção Brasileira, além de ter atuado no futebol espanhol.
Outros fatores que o influenciaram a se se mudar para o Peru acabaram sendo as referências que teve de seu irmão Marcelo e de seu primo de Edu Esídio, que fizeram sucesso no futebol peruano entre a década de 90 e começo dos Anos 2000. O segundo, inclusive, ganhou fama por ter atuado enquanto já era portador do vírus da Aids.
Com a camisa dos Bajopontinos, o artilheiro não decepcionou. Pouco tempo depois de sua chegada, Nilson mostrou a que veio e marcou três gols na Libertadores. Entretanto, não conseguiu evitar que seu time fosse eliminado na fase de grupos da competição continental
Mais tarde, marcou 14 gols no Apertura e mais 10 no Clausura. Na decisão que definiria o campeão do torneio do segundo semestre, avançou para a final diante do Universitário. Na primeira partida, abriu o caminho para a vitória de 2 a 1 a favor da equipe celeste, mas o fim acabou sendo frustrante.
Isso porque, com 32 minutos de jogo, Nilson acabou sendo expulso. Comum a menos, a tarefa ficou difícil para os Rimenses, que perderam por 2 a 1 no tempo normal e depois ainda foram superados nas disputas de pênaltis.
Apesar de seus bons números, Esidio não entrou em acordo com a diretoria em termos financeiros e não ficou no clube seguinte. Com isso, Nilson encerrou a sua passagem pelo Sporting Cristal com 28 gols marcados em 21 partidas disputadas.
Após deixar os Cervejeiros, retornou ao Brasil. Em seu país natal, defendeu vários times até 2005, ano no qual encerrou a sua carreira profissional.
0 comentários:
Postar um comentário