Luís Fabiano - O Fabuloso do São Paulo FC

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

O Fabuloso Luís Fabiano

Luís Fabiano Clemente, mais conhecido como Luís Fabiano ou Fabuloso, foi um grande atacante, e é o terceiro maior artilheiro da história do São Paulo. O jogador teve uma carreira ótima, com passagens por grandes times, inclusive na Europa, e fazendo uma história bonita no tricolor paulista. 

O jogador nasceu em Campinas, em São Paulo, no dia 8 de novembro de 1980, e começou a sua carreira no Guarani, clube de sua cidade natal. Porém, foi revelado pela Ponte Preta, maior rival do seu antigo clube, e estreou no profissional no dia 30 de novembro de 1998 contra o Santos. 

Na Ponte, o atacante não teve muitas oportunidades, tendo poucos minutos em campo. Isso acabou deixando o jogador muito insatisfeito, e depois de uma temporada no clube resolveu sair. Luís Fabiano foi contratado pelo Rennes, da França, em 2000.

Só que no futebol francês continuou sem ter muitas oportunidades, o que continuou deixando o Fabuloso insatisfeito. Em uma temporada pelo clube, chegou a atuar apenas em 12 partidas, e no começo de 2001 acabou sendo emprestado para o São Paulo. 

Foi no tricolor paulista que ficou conhecido como Luís Fabiano, pois no elenco já tinha outro Fabiano, e por isso começou a ser chamado assim. No clube conseguiu ter mais oportunidades e tornou-se uma das estrelas do time, sendo o grande protagonista da temporada. 

No período em que estava emprestado, o jogador fez 50 jogos e marcou 30 gols, tendo uma média impressionante. Mesmo com os grandes números, o jogador acabou retornando em 2002 para o Rennes, mas acabou ficando seis meses sem atuar.

No começo do segundo semestre de 2002, o jogador foi contratado em definitivo pelo São Paulo, sendo muito comemorado pelos torcedores, que ainda estavam em êxtase com a temporada anterior do atacante. Só no segundo semestre, Luís fez 25 jogos e marcou 21 gols, mostrando todo seu faro de gols. 

Em 2003, o atacante continuou vivendo um grande momento, fazendo diversos gols pelos clubes. Luís Fabiano foi artilheiro do Campeonato Paulista e vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Na temporada, o clube conseguiu alcançar o objetivo de voltar a Libertadores, que estava sem participar há quase 10 anos. 

Em 2004, Fabuloso foi novamente importante para o clube, conseguindo levar o clube até a semifinal da Libertadores, saindo da competição como artilheiro, com oito gols. 

Após o fim da competição, o jogador acabou sendo negociado com o Porto, voltando ao futebol Europeu. Depois foi contratado pelo Sevilla, onde se firmou na equipe e foi uma das principais estrelas do time por alguns, até retornar ao futebol brasileiro. 

Em 11 de março de 2011, Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo, anunciou o retorno do atacante, e animou toda a torcida tricolor. O jogador foi apresentado no Morumbi para aproximadamente 45 mil pessoas, um dos maiores públicos do futebol brasileiro e mundial. 

Porém, logo no seu retorno sofreu com algumas lesões e demorou para estrear pelo clube. O atacante entrou em campo apenas no dia 2 de outubro, contra o Flamengo, no aniversário de 51 anos do Morumbi. Em seu retorno não conseguiu atingir o objetivo do clube, que era voltar à Libertadores. 

Em 2012, começando uma temporada pelo clube, recuperado de todas as lesões, deixou o torcedor empolgado. Luís Fabiano tinha o faro do gol, porém era muito indisciplinado, tomando muitos cartões por reclamação e desfalcou a equipe em diversos jogos, sendo criticado pelo técnico Emerson Leão. 

No meio daquela temporada, teve uma briga com a torcida após ser chamado de pipoqueiro por uma parte, e quase deixou o clube, mas acabou se reconciliando. O jogador participou da conquista da Copa Sul-Americana, mas acabou sendo expulso no jogo de ida da final contra o Tigres, mas acabou não prejudicando o time. 

Nas temporadas seguintes continuou vivendo altos e baixos, fazendo muitos gols, porém a parte disciplinar sempre permanecia. Além disso, teve mais brigas com a torcida, dessa vez sendo chamado de amarelão, e quase deixou o clube em 2013.


A maioria achou que ele deixaria o clube no início de 2014, porém o atacante permaneceu no clube. O atacante era muito importante para o clube, sempre fez gols importantes e era uma peça fundamental no comando de ataque, mas acabou ficando de fora de muitos jogos, por causa das suspensões. 

Em 2015 foi seu último ano no clube, e foi onde viveu um período de mais paz, pois acabou não atuando em muitos jogos, perdendo espaço na equipe. Entrou em alguns jogos e marcou gols na temporada, mas em dezembro foi anunciado que seu contratado não iria ser renovado. 

O jogador deixou o clube como o terceiro maior artilheiro da história do clube, atuando 347 jogos e marcando 213 gols
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações