Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Zico recebe a Taça Libertadores
Há 42 anos, o Flamengo levantava um dos principais títulos da sua história, a Copa Libertadores de 1981. Depois de três jogos na final, pois houve a partida de desempate, que foi no dia 23 de novembro, e o clube conseguiu levantar o troféu com Zico, que foi o melhor jogador e artilheiro da competição.
O torneio era iniciado na fase de grupo, onde haviam 5 grupos, e passavam apenas um clube por grupo, apenas a chave quatro passavam dois. Após isso, as seis equipes classificadas eram dividas em dois, cada chave com três equipes, onde passavam os primeiros colocados de cada, e iam para a grande final.
O Flamengo caiu no grupo 3, que havia o Rubro-Negro, Atlético Mineiro, Cerro Porteño e Olimpia. Os times brasileiros acabaram empatando na pontuação, cada um fez 8 pontos, e para desempatar houve uma partida entre os dois clubes, decidindo a classificação.
Com uma grande atuação da equipe carioca, o time ganhou por 3 a 0, passando com certa tranquilidade pelo Galo. Na fase semifinal, o Flamengo caiu no Grupo A, junto com Deportivo Cali e Jorge Wilstermann.
O Rubro-Negro teve grandes atuações e venceu todos os confrotos no grupo, classificando com tranquilidade para a grande decisão da competição. No Grupo B, o Cobreloa também foi muito bem, passando muito bem, em uma chave que tinha Nacional e Peñarol, o que teoricamente seria mais difícil.
Na decisão, o Cobreloa teve a vantagem de decidir em casa, pois juntando as duas fases anteriores, o clube fez 16 pontos, igual o Flamengo, mas contou com um saldo de gols superior.
A primeira partida foi no Maracanã, que contou com mais de 94 mil pessoas, apoiando intensamente o rubro-negro. O Flamengo começou o jogo muito forte, fazendo uma forte pressão, e conseguiu abrir o placar logo no início com Zico. Ainda no primeiro tempo, Zico aumentou de pênalti.
Porém no segundo tempo, Merello acabou diminuindo o placar de pênalti, e a partida terminou em 2 a 1. A decisiva partida aconteceu no Estádio Nacional de Santiago, e teve um público de 62 mil torcedores, e o Flamengo estava conseguindo segurar o placar, mas aos 79 minutos tomou o gol de Merello, que levou a decisão para um jogo desempate.
A grande decisão aconteceu no Estádio Centenário de Montevidéu, no dia 23 de novembro de 1981, para 30 mil pessoas, e o Flamengo foi para a decisão com mudanças feitas pelo Paulo César Carpegiani. O técnico reforçou mais o meio de campo, tirando o atacante Lico, e colocando o lateral Nei Dias, assim Leonardo foi atuar no meio-campo, empurrando Adílio para jogar mais a frente.
Com as mudanças, o Flamengo foi para a decisão com: Raul, Nei Dias, Marinho e Mozer; Júnior, Andrade, Leandro e Zico; Tita, Nunes e Adílio. A equipe fez uma grande partida, e Zico abriu o placar aos 13 minutos, o que dava o título para o rubro-negro.
A equipe conseguiu preencher o meio campo e foi superior, tendo muito mais pegada que o adversário. Aos 84 minutos, já no final da partida, a equipe fechou o caixão, com mais um gol de Zico. A partida terminou em 2 a 0, e Zico levantou o primeiro título da Copa Libertadores da história do clube.
0 comentários:
Postar um comentário