Brasil leva 1 a 0 da Argentina e pela primeira vez perde um jogo de Eliminatórias em casa

Por Diego Dantas
Foto: Staff Images / CBF

Partida foi no Maracanã

Pela sexta rodada das Eliminatórias da Conmebol para a Copa do Mundo de 2026, o Brasil recebeu a Argentina e saiu derrotada pelo placar mínimo na noite desta quarta-feira, dia 21, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Foi a primeira derrota em casa da Seleção Brasileira em Eliminatórias e terceira partida perdida seguida, o que nunca aconteceu também nos qualificatórios para o Mundial.

As duas seleções não vinham de bons resultados nas Eliminatórias. O Brasil perdeu para a Colômbia, de virada, por 2 a 1, jogando em Barranquilla. Já a Argentina, mesmo ainda liderando o qualificatório e jogando em La Bombonera, perdeu por 2 a 0 para o Uruguai.

A partida estava programada para começar às 21h30 no horário de Brasília mas sofreu atraso por uma confusão entre torcedores brasileiros e argentinos em uma zona mista nas arquibancadas do Maracanã. A briga começou devido a vaias de alguns torcedores brasileiros, uma vez que o hino argentino tocou primeiro na cerimônia pré-jogo.

Durante o tumulto, o zagueiro Marquinhos e a parte do elenco argentino se dirigiram a arquibancada para pedir calma aos torcedores, enquanto a polícia tentou intervir mas não conseguiu conter o ânimo de ambos os lados. Foi divulgado também que no meio da confusão se encontravam parentes dos jogadores da seleção argentina.

Os jogadores argentinos chegaram a descer para o vestiário ensaiando uma desistência do jogo devido a todo o ocorrido nas arquibancadas porém a partida iniciou exatamente as 21h57 no horário de Brasília. Com os nervos a flor da pele devido a briga, foram os visitantes que tentaram atacar a meta brasileira. Aos 4 minutos, Julian Álvarez arrancou pela ponta esquerda e chutou rasteiro, porém a zaga brasileira conseguiu bloquear o chute. Em contra partida, Gabriel Jesus e Rodrigo De Paul se desentenderam e o atacante brasileiro acabou agredindo o volante argentino. Com a agressão, Gabriel recebeu cartão amarelo e a partida foi interrompida devido a sangramento no nariz de De Paul.

Aos 18', o Brasil chegou a pressionar a saída de bola dos argentinos, que desta vez se atrapalharam ao trocarem passes, mas a bola acabou passando por Rodrygo e por fim, Martinelli acabou cometendo falta de ataque ao tentar desarme. Aos 26 minutos, os argentinos tentaram atacar novamente. Acunã cruzou na área mas a zaga brasileira conseguiu afastar. No meio da confusão na área, Lo Celso pediu pênalti após dividir com André, porém o árbitro chileno Piero Maza mandou o jogo seguir.

Em um primeiro tempo truncado, com poucas oportunidades para ambos os lados, o Brasil conseguiu chegar bem nos últimos minutos da primeira etapa: aos 42 minutos, Raphinha tentou, mas a bola sobrou para Rodrygo que limpou a jogada e arriscou da entrada da grande área e Enzo Fernandez desviou para escanteio. Após o tiro de canto, Dibu Martinez afastou e a bola sobrou para Martinelli, que em jogada rápida, chutou da entrada da grande área, Dibu Martinez já rendido na jogada não alcançou a bola, mas Romero conseguiu desviar, uma vez que a bola estava indo em direção ao gol. Mesmo com alguns minutos de acréscimos, o placar não saiu do zero na etapa inicial.

No segundo tempo a forte marcação sobresaiu por parte das duas equipes, que mal conseguiam criar jogadas com conclusão a gol. Se por um lado o "lá e cá" ficou devendo em boa parte do primeiro tempo e nos minutos iniciais da etapa complementar, Brasil e Argentina protagonizaram um interessante duelo tático em campo. Porém aos 9 minutos, Bruno Guimarães conseguiu uma bela inversão de jogo para Raphinha, que ganhou de Marcos Acuña e invadiu a pequena área, mas o chute saiu impreciso e Dibu Martinez conseguiu salvar a meta argentina.

Já aos 12 minutos o Brasil perdeu uma chance de ouro de abrir o placar: Gabriel Jesus fez boa jogada pela esquerda e encontrou Martinelli, que estava cara a cara para finalizar, mas o atacante chutou em cima de Martinez. Aos 17 minutos, a Argentina abriu o placar: após Lo Celso cobrar escanteio, Otamendi subiu mais que a zaga brasileira e cabeceou no ângulo, colocando a seleção de Lionel Scaloni a frente no Maracanã.


Após o gol, Diniz tentou mudar o jogo ao colocar Endrick e Joelinton em jogo, nos lugares de Raphinha e Gabriel Magalhães respectivamente, mas além de pouco surtir efeito, Joelinton ainda foi expulso poucos minutos depois de entrar em campo, por acertar uma cotovelada no rosto de Rodrigo De Paul. Após os últimos minutos sem grandes emoções até o apito final, os argentinos saíram com a vitória.

As Seleções só voltam a campo no mês de março de 2024, na próxima data Fifa. O Brasil vai enfrentar a Inglaterra, no Wembley, em Londres, no dia 23 de março. Já a Argentina ainda não tem definido os adversários nestes amistosos. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações