Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Altobelli em campo pela Inter
Alessandro Altobelli foi um grande atacante italiano, que conquistou diversos títulos e passou por grandes times nacionais. O jogador foi campeão da Copa do Mundo de 1982, e ficou muitos anos atuando pela Internazionale, tendo uma passagem muito goleadora.
O jogador nasceu em Sonnino, na Itália, no dia 28 de novembro de 1955, e começou a sua carreira no Latina, onde ficou na categoria de base e estreou pelo profissional em 1973.
Pelo Latina, o atacante ficou apenas uma temporada, tendo um bom destaque, fazendo 28 jogos e marcando 7 gols. Os números não eram os melhores, mas as suas atuações impressionavam, por conta da idade, mas mostrava um amadurecimento muito grande dentro de campo.
Depois da sua boa temporada, o Brescia resolveu contratar o jogador. No começo, Altobelli teve um pouco de dificuldade em sua adaptação, e ficou alguns jogos no banco de reservas, entrando em poucos jogos, perdendo um pouco de ritmo.
Mas depois de um tempo, o atacante conseguiu se adaptar e tornou-se titular do clube na sua segunda temporada. Após conquistar a posição, ele foi evoluindo a cada jogo, mostrando ter muito potencial e chamando a atenção de diversos clubes nacionais.
Após três temporadas no clube, o jogador foi contratado pela Internazionale, em 1977, sendo a maior oportunidade da sua carreira. Rapidamente, Altobelli conseguiu a vaga de titular e foi se tornando uma peça extremamente importante para a equipe.
Ele começou a viver os melhores momentos de sua carreira, tendo números impressionantes. Em sua primeira temporada pelo clube, ajudou o time a conquistar a Copa da Itália, sendo muito importante, com gols decisivos.
Com as grandes atuações pela Internazionale, o jogador começou a chamar atenção da comissão técnica da seleção italiana. Em 1978-79, o time acabou passando em branco, mas Altobelli manteve seu rendimento e teve ótimos números na temporada.
Já em 1979-80, a equipe voltou a conquistar título, venceu a Seria A, título muito importante, e mais uma vez com o atacante sendo muito importante, com diversos gols decisivos. A partir de 1980, começou a ser chamado para a seleção e fez parte da preparação para a Copa do Mundo.
A Internazionale voltou a levantar título em 1981-82, quando venceu novamente a Copa da Itália, e esse foi o último título do jogador pelo clube. Em 1982 conquistou a Copa do Mundo, a maior conquista de Altobelli.
Porém, o clube italiano começou a viver momentos ruins, mas isso não afetou nas atuações do atacante, que conseguiu manter os ótimos números nas temporadas seguintes. Altobelli permaneceu no clube até 1988, quando acabou sendo negociado com a Juventus. Pela Inter, o atacante fez 466 jogos e marcou 209 gols, números extremamente positivos.
0 comentários:
Postar um comentário