A Seleção Brasileira no futebol masculino do Pan depois do ouro de 1987

Por Lucas Paes
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A derrota do Brasil para o Uurguai na semi de 2015

O Brasil está novamente na final dos jogos Pan-Americanos e vai tentar quebrar o jejum de 36 anos de jejum de medalhas de ouro na modalidade. O Brasil enfrentará na final a Seleção Chilena na decisão, uma complicada final contra o time da casa que promete ser um jogo interessante em Santiago 2023. Desde então, o Brasil teve várias participações sem sucesso na modalidade, batendo na trave inclusive algumas vezes. Antes da final, é necessário relembrar como foram os desempenhos do Brasil pós-1987, no evento de Indianápolis. 

No Pan de 1991, em Havana, em Cuba, quatro anos depois da conquista da medalha de ouro, o Brasil acabou não atuando devido a um boicote da Conmebol ao torneio por questões de data. O ouro ficou com os Estados Unidos. Quatro anos depois, em Mar del Plata, o Brasil acabou perdendo muito cedo, caindo para Honduras, nos pênaltis, ainda nas quartas de final, após boa campanha na fase de grupos. A Argentina, seleção da casa, acabou conquistando a medalha de ouro da edição, seguida por México, com a prata e Colômbia com o bronze.

Na edição de 1999, em Winnipeg, no Canadá, a Conmebol voltou a boicotar o torneio por questões de data, com exceção do Uruguai, que foi jogar com um time formado por jogadores jovens do interior do país. O ouro foi mexicano, com Honduras ficando com a prata e os EUA com o bronze. Em 2003, em Santo Domingo, na República Dominicana, o time brasileiro, que tinha como destaques os ainda jovens Dagoberto e Vagner Love, chegou perto d título, mas ficou com a prata, perdendo a final para a Argentina por 1 a 0. 

Em 2007, mesmo jogando em casa, no Rio de Janeiro, o Brasil mandou o time sub-17 e ficou pelo caminho na primeira fase, numa edição conquistada pelo Equador, com a Jamaica ficando com a prata e o México com o bronze. Em 2011, em Guadalajara, novamente a Canarinho repetiu a má campanha e ficou na primeira fase, vendo o México, seleção da casa, conquistar o ouro, a Argentina a prata e o Uruguai o bronze.

Em 2015, em Toronto, no Canadá, na sua última participação, os brasileiros ficaram com o bronze, batendo o Panamá, enquanto a final foi vencida pelo Uruguai diante do México. Na edição de 2019, o Brasil ficou de fora após a campanha muito ruim no Sul-Americano Sub-20. 


Mas, nesse período, o futebol brasileiro conquistou ouros no futebol feminino, torneio que estreou em 1999. A seleção da geração de Marta e Cristiane ficou com o título em três vezes: Santo Domingo 2003, Rio de Janeiro 2007 e Toronto 2015.

Agora, os Canarinhos tentam novamente o ouro, sob a batuta de Ramon Menezes, que ainda está invicto na competição. O jogo ocorrerá neste sábado, dia 4, às 20 horas, no Estádio Sausalito, em Viña del Mar. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações