Foto: Arquivo
Joel jogando no Valencia
Conhecido principalmente por ter integrado o time do "Rolo Compressor" do Flamengo, o ponta Joel Martins, mais conhecido apenas por Joel, foi um dos grandes jogadores do futebol brasileiro nos anos 1950 e 1960. Caracterizado por ser ótimo driblador e também pela grande velocidade, o ex-atleta, que completaria seus 92 anos neste dia 23, também passou pelo futebol espanhol, jogando em três temporadas no Valencia.
Quando Joel fez o caminho da Europa, o Velho Continente ainda não era um grande destino para atletas do futebol brasileiro. Acabou chegando ao Valencia logo após a Copa do Mundo de 1958, onde foi titular em dois jogos pela Seleção Brasileira antes de ser substituído por um tal de Garrincha. Acabou chegando ao Valencia em agosto.
Estreou pelo clube em outubro, na sétima rodada do Campeonato Espanhol, em jogo diante do Sevilla, onde inclusive marcou o gol da vitória dos Murciélagos. Acabou sendo titular em praticamente todos os jogos em que pode disputar com a equipe naquela temporada. Fechou seu primeiro biênio pelo Valencia com sete gols marcados em 22 jogos disputados pelo clube. Marcou inclusive contra Real Madrid e Barcelona.
Seguiu bem na temporada seguinte, sendo importante mesmo demorando a marcar seus primeiros gols em La Liga, o que ocorreria apenas em dezembro diante do Valladolid. Foram oito gols em seu segundo Campeonato Espanhol por lá, sendo um deles diante do Barça, novamente. O Valencia acabou ficando apenas no meio da tabela naquela edição de La Liga, diferente do quarto lugar no ano anterior.
Permanece no Mestalla até dezembro de 1961, quando acaba negociando seu retorno ao Flamengo depois de disputar sete jogos pela La Liga com o Valencia. No total, atuou em 57 jogos no futebol espanhol, marcando 16 gols. Joel ainda passou pelo Vitória antes de pendurar as chuteiras no ano de 1964. Ele nos deixou no primeiro dia do ano de 2003.
0 comentários:
Postar um comentário