A curta passagem de Bauer pelo Botafogo em 1956

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Bauer teve uma rápida passagem pelo Botafogo, após sair do São Paulo

José Carlos Bauer, conhecido simplesmente como Bauer, foi um dos maiores meio-campistas de sua época. O jogador foi muito importante para a história do São Paulo, mas não conseguiu repetir o mesmo desempenho pelo Botafogo, e acabou tendo uma curta passagem. 

O jogador nasceu em São Paulo, no dia 21 de novembro de 1925, e começou a sua carreira em 1945, com 19 anos de idade. Bauer estreou no profissional do São Paulo, e permaneceu no clube durante muitos anos, tornando-se um grande meio-campista. 

Foi muito importante para a história do clube, sendo um dos principais jogadores de sua geração. Bauer era um meio-campista mais defensivo, mas tinha muita qualidade na parte ofensiva, ajudando muito na parte criativa, e sendo fundamental na proteção defensiva. 

Pelo tricolor paulista chegou a Seleção Brasileira, onde conquistou a Copa América de 1949, e jogou a final da Copa do Mundo de 1950 e 1954, mas acabou ficando com o vice-campeonato nas duas ocasiões. Mesmo assim, Bauer entrou para a história como um dos maiores meio-campistas brasileiros.

Depois de mais de dez anos no São Paulo, com 419 jogos e cinco títulos do Campeonato Paulista, o jogador acabou deixando o clube, sendo contratado pelo Botafogo em 1956.

Sua chegada no Rio de Janeiro foi muito celebrada pelos torcedores e imprensa, pois teriam um grande jogador no estado. Todos estavam esperando muito do atleta, pois ele era muito bem visto por todos, principalmente pelos jogos feitos pela Seleção Brasileira, que eram mais acompanhados do que os jogos do São Paulo.


Porém, o jogador acabou não conseguindo ter o mesmo rendimento e não teve uma boa adaptação no clube e no estado. Bauer teve alguns problemas, e acabou virando uma decepção para todos, pois estavam esperando muito do jogador. 

Em poucos meses no Botafogo, o jogador decidiu deixar o clube e retornar ao futebol paulista, e foi contratado pela Portuguesa. No ano seguinte, em 1957, foi para o São Bento, e se aposentou no final da temporada.

Bauer sofreu de Mal de Alzheimer, e acabou falecendo no dia 4 de fevereiro de 2007, na capital paulista.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações