Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Goycoechea quando defendeu o Millonarios
Sergio Javier Goycochea, conhecido simplesmente como Goycochea, foi um bom goleiro argentino, que teve passagens por alguns clubes do futebol sul-americano. O jogador começou a ser reconhecido quando foi atuar no Millonarios, e chegou a seleção argentina, sendo titular na parte final da campanha do vice-campeonato.
O goleiro nasceu em Zárate, em Buenos Aires, na Argentina, no dia 17 de outubro de 1963, e começou sua carreira aos 16 anos de idade, quando estreou pelo Defensores Unidos, mas ainda atuava pelas categorias de base.
Em 1982, já aos 19 anos, o jogador foi contratado pelo River Plate, uma das maiores equipes do seu país. Com suas grandes atuações pelo Defensores, chegou no seu novo clube como uma grande promessa, e que conseguiria aos poucos pegar a vaga de titular.
Contudo, o jogador passou praticamente toda a sua passagem no banco de reservas, vendo o Nery Pumpido atuar quase sempre. O goleiro jogou em poucas partidas, mas ia bem e passava segurança, mas Nery era muito importante para o time e não deixou a equipe titular.
Em 1989, depois de muitos anos na reserva de Nery, o goleiro decidiu deixar o River e foi contratado pelo Millonarios. No clube colombiano, que era o atual campeão nacional, teria mais minutos dentro de campo, conseguindo mostrar todo seu talento e potencial.
Rapidamente tornou-se titular da equipe, conseguindo se destacar no clube colombiano. As suas atuações chamaram a atenção da seleção argentina, e começou a ser convocado, pouco antes da convocação final para a Copa do Mundo de 1990.
O goleiro continuou as grandes atuações pelos Milionários, passando muita segurança para seus companheiros. Goycochea foi para a Copa do Mundo como segundo goleiro, sendo reserva do Nery Pumpido, mas ele acabou se machucando ainda na fase de grupos.
Goycochea assumiu a titularidade, sendo muito importante no mata-mata, ajudando a equipe nas penalidades. O goleiro foi fundamental durante a campanha, levando a equipe até a final, mas acabou perdendo para a Itália.
Após voltar a competição, Goycochea estava com mais destaque após as grandes atuações na competição. O goleiro acabou permanecendo na equipe colombiana até o final da temporada, pois começou a receber algumas propostas de clubes do futebol argentino.
O goleiro encerrou sua passagem ao final de 1990, e retornou ao futebol argentino, sendo contratado pelo Racing.
0 comentários:
Postar um comentário