Oleg Salenko e sua passagem pelo Dínamo de Kiev

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Salenko em deus tempos de Dínamo de Kiev

Oleg Anatolyevich Salenko foi um bom jogador russo, com um começo de carreira impressionante, mas que não conseguiu firmar-se e acabou sofrendo com algumas lesões graves, mas ainda assim foi artilheiro da Copa do Mundo de 1994. O atacante ficou envolvido em uma polêmica logo no início da carreira, quando foi contratado pelo Dínamo de Kiev.

O jogador nasceu em Leningrado, na União Soviética, que atualmente é São Petersburgo, a segunda maior cidade da Rússia, no dia 25 de outubro de 1969. Oleg começou na categoria de base do Smena Leningrado, em 1979, e mesmo muito jovem impressionava com seu faro de gol.

Depois de sete anos se desenvolvendo na categoria de base, o jogador foi para o profissional do então Zenit Leningrado, ainda aos 16 anos. O atacante estreou no dia 1 de março, e entrou durante a partida marcando o gol da vitória da sua equipe.

Em pouco tempo tornou-se uma das figuras mais importantes do time, começando a repercutir em todo o mundo, como uma das maiores promessas do futebol mundial. Porém, Oleg tinha alguns problemas de comportamento, mas acabou sendo encoberto internamente.

Em 1988 foi convocado para fazer a sua estreia pela União Soviética, e no ano seguinte foi para o Mundial Sub-20, e conseguiu mais destaque, quando terminou a competição como o artilheiro. Em 1989, depois de todo o destaque, o jogador foi contratado pelo Dínamo de Kiev, e isso representou a primeira contratação envolvendo dinheiro entre dois clubes soviéticos, por causa da abertura econômica em meio à crise de comunismo no país.

A equipe teria pago 36 mil rublos ao Zenit, segundo o que foi informado na época. O atacante estreou pelo Dínamo, e logo na sequência começou uma grande polêmica, que foi iniciada com a revolta da torcida do Zenit com a sua venda, e o clube tentou a anulação da transferência, mas Oleg já tinha feito uma partida pelo seu atual time.

Com toda a polêmica, o Jornal do Brasil chegou a registrar que o Zenit havia recebido o equivalente a 60 mil dólares, passara a pleitear 800 mil. A confusão acabou não gerando em nada, apenas questões judiciais entres ambos os clubes.

A equipe tentou blindar o jovem atacante, mas Oleg acabou não conseguindo se firmar pelo time, tendo muitos problemas no começo. O atacante sofreu para se adaptar ao clube, e para tentar deixar de lado o que estava acontecendo extra campo.

Kiev era a principal equipe do país, e o jogador tinha a pretensão de ir à Copa do Mundo de 1990, mas sem a sua adaptação, Oleg acabou não sendo convocado e ficou de fora da competição. Depois da competição mundial, o jogador começou a ter mais destaque pelo Dínamo, quando foi campeão soviético e da Copa da URSS, onde foi o craque da decisão, marcando os três gols da vitória.

Já mais ambientado a sua nova equipe, o jogador fez parte da grande campanha na da Liga dos Campeões, quando ajudou o time a chegar na semifinal da competição. Além disso, a equipe fez a melhor pontuação da primeira fase do Campeonato Ucraniano, mas acabou sendo derrotada na final.


Salenko declarou aos dirigentes que não se interessava mais pelo campeonato local, por causa do clima extremamente frio. Além disso, o atacante acabou indo para a imprensa local reclamar. Com a sua insatisfação no país, o jogador começou a receber algumas propostas, quase foi para o Tottenham, mas não tinha cumprido os requisitos exigente para jogar no país.

O jogador recebeu algumas propostas do futebol espanhol, mas sofreu com o entraves da falta do visto espanhol. Mas, na sequência acabou sendo contratado pelo Logroñes, clube da última posição da Espanha. Salenko deixou o Dínamo após 91 jogos e 28 gols.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações