Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Abel com a camisa do Atlas
Abel Verônico da Silva Filho foi um ponta-esquerda muito bom, atuando por grandes times, principalmente pelo Santos na época do Rei Pelé. O jogador teve passagens por alguns clubes no Brasil, mas na parte final da sua carreira foi jogar em clubes do exterior, entre eles o mexicano Atlas, entre 1972 e 1976.
O jogador nasceu no Rio de Janeiro, no dia 2 de outubro de 1941, e começou sua carreira alguns anos depois, aos 20 anos de idade. Abel deu início na sua carreira em 1961, quando estreou pelo profissional do America-RJ, ficando na equipe algumas temporadas.
Pelo clube carioca conseguiu desenvolver-se profissionalmente e ganhou mais experiência, até ser contratado pelo Santos, em 1965. O jogador iria disputar posição com outros grandes jogadores, em um dos melhores e maiores times do futebol mundial.
Na época, a equipe santista era reverenciada por todo o mundo, fazendo amistosos em todos os continentes por causa do Rei do futebol. Abel foi contratado pelo clube, e disputava posição com Pepe e Edu, e os três dividiram a posição por algumas temporadas.
Abel conseguiu conquistar vários títulos pelo clube, entrando para a história do Santos. Depois de algumas temporadas no Peixe, o jogador acabou sendo emprestado para o Coritiba em 1971, mas acabou tendo uma passagem muito curta pelo Coxa.
No mesmo ano, foi para o Londrina, e também teve uma passagem curta, ficando na equipe até o final de 1971. No ano seguinte, o jogador acabou sendo negociado com o Atlas, do México, onde teria sua primeira experiência atuando fora do futebol brasileiro.
Abel ficou alguns anos na equipe, acabou não conquistando nenhum título relevante, mas teve uma boa passagem, conseguindo ser titular e se destacar pelo clube. O ponta ganhou o carinho e admiração dos torcedores, mesmo sem ter conquistas.
Pelo clube, Abel ficou quatro temporadas, e já se encaminhava para a reta final de sua carreira. O jogador decidiu deixar o clube no final de 1976, após conquistar o coração dos torcedores do Atlas, e foi contratado pelo Las Vegas Quicksilver, onde encerrou a sua carreira no ano seguinte.
Como curiosidade, Abel Verônico é pai do jornalista Abel Neto, que passou por Globo, Fox Sports e atualmente está na ESPN.
0 comentários:
Postar um comentário