O golaço de Van Basten que deu a Euro para a Holanda

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Van Basten marcando o golaço na Eurocopa

Completando 59 anos neste dia 31 de outubro, o ex-atacante Marco Van Basten, dono de excelente qualidade e que teve sua carreira abreviada por lesões, marcou o futebol mundial com atuações históricas com as camisas de Ajax e Milan e vários títulos e três Bolas de Ouro conquistada ao longo de sua trajetória no esporte bretão. Entre os vários gols que o craque holandês fez, o mais bonito e mais importante foi o golaço diante da União Soviética na Eurocopa.

A equipe holandesa entrou naquela competição como uma das várias favoritas, tendo uma forte equipe com diversos nomes interessantes como Gullit, Rijkaard, Koeman, além do próprio Van Basten e o eterno treinador Rinus Michels, dono de uma das maiores revoluções da história do futebol. Caiu na primeira fase num grupo com Irlanda, Inglaterra e União Soviética e passou em segundo lugar. 

Na primeira fase, Van Basten marcou três gols, todos eles diante da Irlanda, numa vitória dos laranjinhas por 3 a 0. Na época, a Eurocopa era disputada por apenas oito equipes e os holandeses passaram na segunda colocação do grupo A, atrás da União Soviética. A Laranja Mecânica teve que enfrentar a Alemanha, dona da casa nas semifinais e venceu no finalzinho, de virada, por 2 a 1, em Hamburgo, graças a um gol de Van Basten. 

O Olímpico de Munique estava lotado. O primeiro gol laranja veio numa boa jogada aérea, onde Gullit cabeceou sozinho na área após combinação com Koeman e botou os holandeses na frente aos 32 do primeiro tempo. A equipe segurou o resultado até o intervalo e no segundo tempo começou melhor e aos 12 minutos, o gol histórico de Van Basten saiu: Meuren avançou pelo lado esquerdo e levantou a caráter para o atacante pegar de primeira e mandar a bola para a rede oposta do goleiro soviético.


O gol deu o título aos holandeses, que até hoje só possuem a Eurocopa como grande troféu em sua trajetória no futebol. A equipe perdeu as finais da Copa do Mundo de 1974, 1978 e a mais recente de 2010. Van Basten encerrou sua carreira no futebol precocemente, aos 28 anos, atrapalhado pelas várias lesões que enfrentou ao longo de sua vida. O atacante tem também três Bolas de Ouro da France Football, conquistadas em 1988,1989 e 1992. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações