Por Diego Dantas
Foto: divulgação Conmebol
No tempo normal, empate em 1 a 1
A LDU Quito é a campeã da Copa Sul-Americana de 2023. Neste sábado, dia 28, no Estádio Domingo Brugueño, em Maldonado, no Uruguai, o time equatoriano venceu o Fortaleza, nas penalidades, por 4 a 3, depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal e ficou com a taça.
Para chegar na decisão, o Fortaleza eliminou o também brasileiro Corinthians, empatando em 1 a 1 fora e vencendo por 2 a 0 na Arena Castelão. Já a LDU despachou o argentino Defensa y Justicia, vencendo em casa por 3 a 0 e segurando o 0 a 0 fora. As duas equipes vinha de jogos em seus respectivos campeonatos nacionais, com o Tricolor de Aço perdendo para o Bahia por 2 a 0 e o time de Quito vencendo o Emelec por 1 a 0.
O jogo começou com ambas as equipes trocando passes rápidos e buscando o ataque, mas com chances de gol remotas. Porém rapidamente o Leão do Pici passou a gostar mais do jogo, envolvendo os equatorianos que não conseguiam equilibrar as ações. Aos 17 minutos, Marinho arrancou livre pela direita porém, ao entrar na grande área tentou driblar os defensores da LDU e sofreu desarme. A bola ainda sobrou para Guilherme, que ao arrematar acertou a zaga adversária, que afastou o perigo.
Aos 21 minutos, veio a resposta da Liga de Quito: após cobrança de falta, a bola sobrou para Jose Quintero que cabeceou por cima do gol de João Ricardo. Já aos 28, Jhojan Julio recebeu no ataque, driblou Tinga e limpou a jogada para finalizar, porém a bola passou somente ao lado da trave direita de João Ricardo.
Ao passar do tempo, a partida passou a ficar mais truncada, com alguns cartões amarelos distribuídos para ambos os times, até substituto por lesão: Renato Ibarra deixou o campo ao 39 minutos, cedendo lugar para Alzugaray. Aos 43, Leão ainda teve uma outra boa chance: após Marinho cobrar falta, a bola desviou em Zé Welison e saiu pela linha de fundo, sem maiores sustos para Dominguez, terminando assim a primeira etapa.
Na etapa complementar, foi a LDU que começou dando sustos. Já com 1 minuto, Jhojan Julio saiu cara a cara com João Ricardo mas o goleiro se saiu melhor na disputa. Porém, logo em seguida o Fortaleza enfim abriu o placar! Em jogada rápida de contra ataque, Pochettino avançou pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro para a área. Juan Martin Lucero se antecipou a zaga equatoriana e finalizou forte, sem chance para Dominguez.
Aos 10 minutos, Alzugaray venceu Bruno Pacheco em dividida pela direita e em jogada individual chutou no ângulo de João Ricardo, que não conseguiu alcançar a bola. Aos 20 minutos, o Fortaleza teve uma boa chance com Yago Pikachu, que acabara de entrar em campo. O meia dominou na entrada da grande área e chutou no canto direito de Dominguez, que se esticou para evitar o que seria o segundo gol da equipe brasileira no jogo. O Tricolor de Aço continuou pressionando os equatorianos e aos 22 minutos após Marinho cruzar na área, Bruno Pacheco desviou para o gol de Dominguez que novamente precisou trabalhar para evitar o segundo gol do Fortaleza no jogo.
Com a partida encaminhando para prorrogação, quem chegou perto de ficar a frente do placar desta vez foi a LDU. Aos 39 minutos, o veterano Paolo Guerrero em cobrança de falta, arriscou diretamente na meta de João Ricardo, mas a bola saiu para linha de fundo trave esquerda do goleiro tricolor. Aos 44 minutos, a LDU teve nova chance para virar o placar, com Martinez, que arriscou de longe mas João Ricardo desta vez, precisou espalmar para escanteio e evitar o gol no ângulo. Na sequência não houve perigo de gol. Assim, a partida foi para a prorrogação.
Com o empate no placar, a partida encaminhou-se para a prorrogação. Com seis minutos, o Leão do Pici chegou a assustar com Tinga, que aproveitou cruzamento e cabeceou por cima de Dominguez. Como tempo extra seguindo, foram os equatorianos que passaram a jogar melhor, apesar da nítida exaustão de ambos os lados, porém maior eficácia de chutar a gol.
No recomeço da prorrogação, o Fortaleza voltou a atacar. Yago Pikachu fez um lançamento rasteiro para a área da LDU, porém a bola passou direto para a linha de fundo. O Fortaleza continuou pressionando e Tinga novamente no cabeceio tentou por o Leão do Pici em vantagem novamente, mas Dominguez conseguiu encaixar.
Aos 9 minutos da segunda etapa, Bruno Pacheco foi derrubado na área e pediu pênalti, mas o árbitro venezuelano Jesus Valenzuela mandou seguir o jogo. Conforme o tempo seguia a partida ficou mais dramática, com ambos os times tentando subir para o ataque, porém sem a eficácia da segunda etapa do tempo regulamentar. Aos 14 minutos, Julio fez jogada individual e cruzou na área, a bola ia sobrando para Guerrero porém o peruano não conseguiu finalizar.
Nas penalidades máximas pelo Fortaleza, Thiago Galhardo, Yago Pikachu e Tinga fizeram, mas Silvio Romero, Pedro Augusto e Britez perderam. Já a LDU marcou com Alzugaray, Martinez, Jhojan Julio e Piovi e assim garantiu o seu segundo título de Copa Sul-Americana.
As duas equipes voltam as suas atenções para os seus respectivos campeonatos nacionais. Na quarta-feira, dia 1º, às 21 horas, a LDU Quito tem pela frente a Universidad Católica equatoriana. No mesmo dia, Às 21h30, o Fortaleza encara o Atlético Mineiro, na Arena MRV, em Belo Horizonte.
0 comentários:
Postar um comentário