Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Jean Djorkaeff atuando pelo Lyon
Jean Djorkaeff foi um bom jogador francês, que teve passagens por grandes clubes do seu país no século passado, conquistando alguns títulos. O lateral, pai de Youri Djorkaeff, construiu uma bela história, principalmente pelo Lyon, onde começou a sua carreira, e depois no Olympique.
O jogador nasceu em Charvieu-Chavagneux, da França, no dia 27 de outubro de 1939, e começou a sua carreira aos 19 anos de idade. O lateral teve seu início no Lyon, uma equipe grande do país, mas que não estava passando por uma fase vitoriosa.
Rapidamente Jean tornou-se titular da equipe, conseguindo mostrar um grande potencial. O jogador ainda era jovem e precisava se desenvolver mais, mas mostrava evolução a cada jogo, sendo muito importante nas partidas para a sua equipe, principalmente nas construções de jogadas pelas beiradas.
Uma das suas grandes virtudes era a qualidade ofensiva, o que o diferenciava do restante dos jogadores da mesma posição. Na época, os laterais eram muito mais defensivos, e pouco passava do meio de campo, mas Jean era completamente diferente.
O jogador tornou-se muito importante para a equipe, e era um pilar defensivo e ofensivo. O seu primeiro título pelo clube foi na temporada de 1963-64, quando o clube foi campeão da Copa da França, um título que significou uma nova era dentro do Lyon.
A equipe se fortaleceu muito com o título, montando um grande time e começando a brigar mais por títulos. A partir de 1964, Jean começou a ser convocado para a Seleção Francesa, o que deu mais relevância para o seu futebol, já que estava em um grande momento.
O jogador acabou não conquistando mais nenhum título pelo Lyon, e acabou deixando a equipe ao final da temporada de 1965-66. Jean foi contratado pelo Olympique, uma das maiores equipes do país, e seria uma grande oportunidade para conquistar mais títulos.
Pelo Lyon foram 155 jogos e marcou 18 gols, números muito expressivos para um lateral, e por isso chamou a atenção dos outros clubes. Depois, jogou no Olympique, Paris Saint Germain e Paris FC, onde encerrou a carreira em 1974. Ele fez 48 jogos pela Seleção Francesa, onde seu filho Youri foi campeão do mundo em 1998.
0 comentários:
Postar um comentário