George Weah e sua curta passagem pelo Chelsea

Por Fabio Rocha
Foto: Arquivo

George Weah em sua passagem pelo Chelsea

George Tawlon Manneh Oppong Ousman Weah, mais conhecido como George Weah, foi um grande atacante e atualmente é presidente da Libéria. Como jogador foi espetacular, batendo recordes, sendo o primeiro africano a ganhar o prêmio de melhor jogador do mundo em 1995, pelo Milan, mas não teve o mesmo sucesso no Chelsea, na temporada 1999/2000.

O atacante nasceu na Monróvia, capital da Libéria, no dia 1 de outubro de 1966, e a sua carreira profissional no futebol começou 20 anos depois. George teve seu início no Mighty Barrolle, um clube de seus país, e depois rodou por outros clubes do seu continente. 

A sua carreira começou a alavancar em 1988, quando chegou para atuar no Mônaco. Lembrando que muitos jogadores são naturalizados franceses, por causa da proximidade, e tem o país europeu como uma grande porta de entrada das outras grandes equipes. 

George ficou durante quatro temporadas no clube, conseguindo se desenvolver e potencializar seu futebol. O atacante foi contratado pelo Paris Saint Germain em 1992, uma grande equipe do futebol francês, que na época contava com alguns grandes jogadores. 

Pela equipe conseguiu se destacar, e depois de três temporadas foi negociado com o Milan, uma das maiores equipes do futebol europeu. Em 1995 chegou ao clube, e rapidamente ganhou a vaga de titular na equipe, conseguindo se tornar uma grande estrela. 

Em pouco tempo ganhou a simpatia e o amor de todos no clube e na torcida, ajudando a equipe em diversos jogos. George era conhecido pelo domínio, as arrancadas e o chute fatal, mostrando que era um atleta completo. 

Em sua primeira temporada pelo clube ajudou na conquista do campeonato nacional, sendo a grande estrela do time, fazendo gols importantíssimos. Tanto que ganhou o prêmio de Melhor jogador do mundo pela FIFA, e a Bola de Ouro da France Football, sendo o primeiro e único afriacano a receber os prêmios. 


Depois de cinco temporadas pelo clube italiano, com diversas conquistas, o Milan resolveu emprestar o jogador para o Chelsea, para atuar no segundo semestre da temporada 99/00.

O jogador chegou ao clube em janeiro de 2000, ainda em uma época que o Chelsea não era milionário. A equipe não brigava muito por títulos, mas a chegada do atacante poderia mudar esse cenário, e o atacante conseguiu ajudar o clube a conquistar um título. 

George foi importante na conquista da Taça da Inglaterra, mas foi seu único troféu pelo clube. No fim da temporada de 99/00, o jogador acabou retornando ao Milan, mas não permaneceu no clube para a próxima temporada e foi vendido para o Manchester City.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações