Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Careca quando defendeu o Napoli
Antônio de Oliveira Filho, mais conhecido como Careca, foi um dos grandes atacantes do século XX, tendo passagens por times gigantescos e conquistando diversos títulos. O jogador foi importante por onde passou, e conseguiu ganhar a idolatria em alguns clubes, e um deles foi no Napoli.
O atacante nasceu em Araraquara, interior de São Paulo, no dia 5 de outubro de 1960, e começou a sua carreira na base da equipe de sua cidade natal. O apelido de careca veio ainda quando era criança, pois costumava cantar músicas do palhaço Carequinha.
O apelido pegou nas categorias de base e permaneceu no restante de sua carreira. Careca mostrava muito potencial, e começou a chamar a atenção de grandes clubes do estado de São Paulo, e acabou sendo contratado pelo Guarani em 1978, quando deu início a sua carreira no profissional.
Mesmo jovem, o jogador foi aos poucos conquistando sua vaga na equipe titular, mostrando todo seu talento e faro de gol. Em seu primeiro ano conquistou o Campeonato Brasileiro, e Careca marcou o gol do título, e conseguiu se firmar como titular da equipe.
O jogador contava com uma grande velocidade e habilidade, e isso impressionou a todos, o colocando como um dos principais jogadores jovens do país. Em 1979, alguns clubes já começaram a ficar de olho no atleta, inclusive do futebol europeu, mas ninguém conseguiu sua contratação.
O jogador permaneceu no Guarani até 1982, pois quando se recuperou da sua lesão, que acabou o tirando da Copa do Mundo, o São Paulo contratou o atacante para substituir Serginho Chulapa.
Pelo tricolor paulista, Careca construiu uma linda história, conseguindo ainda mais se firmar, saindo de uma promessa para se tornar uma grande realidade, fazendo parte já da Seleção Brasileira. Careca, conquistou mais títulos em sua carreira, e mais um título do Campeonato Brasileiro, além do Campeonato Paulista e Taça dos Campeões Estaduais Rio- São Paulo.
Careca ficou durante quatro temporadas no clube, e deixou a equipe em 1987, pois foi contratado pelo Napoli, da Itália. O clube que já havia tentando a sua contratação em 1979, conseguiu finalmente contar com o atacante em seu plantel, para fazer dupla com o argentino Maradona.
Logo em sua estreia já marcou o seu primeiro gol, e foi na partida de fase de grupos da Coppa Itália, contra o Modena. Carena ganhou a posição rapidamente, pois chegou para ser titular na equipe, com toda sua habilidade, velocidade e o faro de gol impressionante.
Mas em sua primeira temporada, a equipe não viveu uma boa fase e acabou não conquistando nem um título. Era um período de adaptação para o atacante, que estava vivendo pela primeira vez fora do Brasil, e mesmo assim conseguiu marcar 13 gols.
Já na temporada seguinte (1989-90), tudo mudou, e o Napoli voltou a conquistar títulos. A equipe conquistou a Copa da UEFA, e Careca marcou um gol na final, sendo muito importante para a conquista do clube, mas pelo campeonato nacional, o time acabou ficando na segunda colocação.
Em 1990, o Napoli voltou a conquistar o scudetto com o Napoli, e foi a última temporada de Maradona pelo clube, pois acabou tomando uma suspensão de seis meses por ser pego no exame antidoping. A conquista foi muito importante para o clube, e Careca teve uma participação fundamental durante a campanha, fazendo gols extremamente importantes.
Porém, após essa temporada, Careca não conseguiu conquistar mais títulos pelo clube italiano,e acabou deixando a equipe em 1993. Pela equipe italiano, o jogador marcou 95 gols, e na época se tornou o 9° maior artilheiro de todos os tempos do clube.
Carena esteve presente em 221 partidas pelo clube, e foi atuar no Kashiwa Reysol, do Japão, em 1994.
0 comentários:
Postar um comentário