Bobby Charlton, uma lenda no Manchester United

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Bobby Charlton é um dos maiores da história do United

Robert Charlton, mais conhecido como Bobby Charlton, foi um dos maiores jogadores do futebol mundial, conquistando diversos títulos e driblou a morte em 1958. O meio-campista fez praticamente sua carreira toda no Manchester United, onde é um dos maiores ídolos do clube. 

O jogador nasceu em Ashington, no Reino Unido, no dia 11 de outubro de 1937, e começou sua carreira alguns anos depois da base do United. O futebol já estava no seu sangue, pois teve três irmãos que foram jogadores, todos atuavam como zagueiro. 

Bobby subiu para o profissional em 1954, e na época o United era uma equipe mediana, que estava buscando a sua ascensão. O meio-campista era diferente de todos, tinha uma grande qualidade no passe, e um chute certeiro de longa distância, fazendo diversos gols importantes. 

A equipe na época ficou conhecida como “Busby Babes”, os bebês do técnico escocês Matt Busby. O apelido era por conta da baixa média de idade da equipe, que era apenas de 22 anos. Mesmo com um time sem tanta experiência, os jogadores mostraram muito talento e ajudaram a equipe a conquistar diversos títulos. 

Em 1955 a equipe conquistou o Campeonato Inglês, título muito importante para a ascensão do clube. Bobby foi extremamente importante para essa conquista, conseguindo dominar o meio-campo, e fazendo grandes jogos, com gols muito importantes. 

Na temporada seguinte, o time já começou conquistando a Supercopa da Inglaterra, mas não foi o único título. O Manchester conquistou o bicampeonato Inglês, mostrando de fato o crescimento do clube no cenário nacional. Em 1957, o United venceu mais uma vez a Supercopa. 

Porém, em 1958, passou por um dos momentos mais difíceis da sua vida, e uma das grandes tragédias do futebol. A equipe do United estava retornando de Belgrado, na Iugoslávia, onde o time garantiu a classificação para a semifinal da Copa dos Campeões, com um empate em 3 a 3 com o Estrela Vermelha. 

A direção da equipe fretou um avião para retornar à Inglaterra, e fez uma escala em Munique, na Alemanha Ocidental. Porém, a decolagem só conseguiu após serem feitas três tentativas, porque os motores falharam, mas a aeronave acabou desabando ainda na cerca do aeroporto, desintegrando-se em uma casa desabilitada adiante. 

O acidente acabou matando oito jovens atletas, que poderiam ter um futuro brilhante na carreira. Bobby acabou sobrevivendo, e três meses depois voltou aos gramados pelo United, que estava em fase de reconstrução, após o baque das perdas e do grave acidente. 

Bobby foi a estrela da reconstrução da equipe, e foi o meio-campista que apelidou o Old Trafford de “Teatro dos Sonhos”. A equipe voltou a ser campeã quatro anos depois, em 1962, quando venceu a Copa da Inglaterra, e foi muito importante para ajudar o clube a voltar ao caminho dos títulos. 

Na temporada de 1964-65, o jogador foi novamente fundamental para mais uma conquista do Campeonato Inglês. No ano seguinte venceu mais uma vez a Supercopa, colocando o United novamente no topo do futebol inglês, mesmo depois de anos complicados. 

Em 1966-67, o clube foi mais uma vez campeão do Campeonato Inglês, e Bobby sendo novamente o protagonista da equipe. E para não perder o costume, conquistou pela quarta vez a SuperCopa, em 1967.

Ainda em 1967, o jogador ajudou a equipe a conquistar um dos principais títulos da história do clube, que colocou o United no patamar internacional. A equipe conquistou a Liga dos Campeões da UEFA, título em que faltava na galeria do clube.


Depois desses títulos, a equipe passou por momentos difíceis, sem nenhuma conquista nas próximas temporadas. No começo da década de 70, o técnico  Matt Busby acabou deixando a equipe, o que acabou prejudicando mais ainda o desempenho do time. 

Em 1973, já na fase final de sua carreira, Bobby resolveu deixar o United, deixando o clube sendo o jogador que mais entrou em campo, com 758 partidas, e o maior artilheiro, com 249. Mesmo depois de muitos anos, Bobby ainda é o segundo maior atleta que entrou em campo, foi ultrapassado pelo galês Ryan Giggs em 2008, e o segundo artilheiro, passado pelo Wayne Rooney.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações