Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Cabrini atuando pelo Bologna
Antonio Cabrini foi um dos melhores defensores da história do futebol italiano, fazendo parte da conquista da Copa do Mundo de 1982. O jogador construiu uma belíssima carreira, tendo passagens por alguns times do futebol nacional, tornou-se ídolo da Juventus e foi encerrar a sua carreira no Bologna.
O jogador nasceu em Cremona, na Itália, no dia 8 de outubro de 1957, e começou sua carreira no profissional muito cedo, aos 16 anos de idade, no Cremonese. No início atuava como zagueiro, mas acabou tendo poucos minutos em sua primeira temporada.
Já na sua segunda temporada, o jogador conseguiu ter mais chances e começou a destacar na equipe. Cabrini fez grandes jogos e acabou chamando atenção, e acabou deixando o clube.
Cabrini foi contratado pelo Atalanta, em 1975, e chegou para ser titular da equipe. Rapidamente mostrou toda sua força defensiva e sendo muito importante para o time, pois se tornou um pilar, mesmo sendo jovem, foi um líder no período que esteve na equipe.
Depois de uma temporada, o jogador foi contratado pela Juventus, que é uma das maiores equipes do país. No clube, Cabrini construiu uma excelente carreira, ficando por muitos anos no clube, ganhando praticamente todos os títulos possíveis.
Cabrini tornou-se um dos principais jogadores do clube e do seu país, tanto que alguns anos depois começou a ser convocado para a sua seleção, indo para a Copa do Mundo de 1978. Também pela Juventus, o jogador acabou passando a jogador como lateral-esquerdo ou melhor, sendo um terceiro zagueiro pelo lado esquerdo do campo.
Nessa sua nova função foi muito importante, e continuou com as grandes atuações, tanto que foi campeão da Copa do Mundo de 1982 já atuando como um zagueiro pelo lado esquerdo.
Após 13 anos pela Juventus, com diversas conquistas pelo clube e pela seleção, o jogador já estava caminhando para a fase final da sua carreira. Em 1989 deixou a equipe, indo atuar no Bologna, e foi seu último time, pois acabou encerrando sua carreira no clube.
Mas em sua primeira temporada pelo clube foi muito importante, trazendo toda sua liderança e bagagem. Porém, Cabrini já não tinha mais a mesma força física, e isso o prejudicou em alguns jogos, mesmo assim, foi um grande pilar defensivo de sua equipe.
Já em sua segunda temporada, acabou perdendo espaço por conta da idade e da forma física. Sem atuar muitas vezes, Cabrini decidiu encerrar sua carreira ao fim da temporada, fazendo pelo Bologna 55 jogos e marcando dois gols.
0 comentários:
Postar um comentário