Por Fabio Rocha
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Airton Ferreira da Silva, mais conhecido como Airton Pavilhão, foi um dos grandes zagueiros do futebol brasileiro e é um dos maiores ídolos da história do Grêmio. O jogador passou por grandes clubes, mas construiu uma linda carreira no futebol gaúcho.
O jogador nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no dia 31 de outubro de 1934, e começou a sua carreira no futebol aos 15 anos de idade, quando chegou para o Grêmio Esportivo Força e Luz, uma equipe pequena da sua cidade natal.
Airton conseguiu se desenvolver na equipe, ficando alguns anos, até receber uma proposta do Grêmio, que é um dos maiores times do futebol brasileiro. O zagueiro foi contratado por 50 mil cruzeiros e mais um pavilhão de arquibancada e, por isso, acabou recebendo o apelido de Airton Pavilhão.
Em 1952, ainda aos 19 anos de idade, chegou ao clube e fez a sua estreia no dia 1 de agosto, em um empate em 1 a 1 contra o Cruzeiro de Porto Alegre. Desde então, o zagueiro foi se destacando, mostrando toda a sua categoria dentro de campo, ganhando espaço no time titular.
O zagueiro tinha classe jogando, não era violento e sabia jogar muito bem com as bolas nos pés. Airton foi se tornando cada vez mais importante para o time, trazendo uma grande força defensiva a sua equipe e, além disso, era um jogador que pouco ficava de fora, atuava praticamente em todas as partidas.
Com grandes tuações, o zagueiro ajudou a equipe a conquistar diversos títulos em sua primeira passagem. Airton foi muito importante no pentacampeonato gaúcho consecutivo, de 1956 a 1960.
Mesmo com todas as conquistas e grandes atuações, o jogador ganhou mais fama após um jogo contra o Santos, quando deu um chapéu em Pelé. Além disso, o Rei do futebol deu uma entrevista falando que Airton foi o melhor zagueiro que ele viu atuar. “Aquele cara me marcou sem fazer falta! Sem nem me tocar. E me marcou, realmente me marcou”, afirmou Pelé.
Em 1960 recebeu propostas milionárias do Santos e Botafogo, mas o zagueiro recusou e acabou renovando o seu contrato pelo Grêmio. Porém, no mesmo ano, acabou sendo emprestado para atuar em uma partida pelo Santos, e depois retornou a equipe Gaúcha.
O jogador voltou a conquistar mais títulos pela equipe, dessa vez foi hexacampeão gaúcho, de 192 a 1967, colocando uma forte hegemonia no futebol estadual. Airton ficou no time até 1967, pois acabou perdendo espaço por problemas físicos, e acabou deixando a equipe.
Airton fez 601 jogos e marcou 18 gols pelo Grêmio, entrando para a Calçada da Fama gremista em 1996. O zagueiro foi atuar no Cruzeiro de Porto Alegre, e acabou encerrando a sua carreira, após passagens rápidas por alguns clubes, em 1971.
Infelizmente o futebol perdeu o grande ex-jogador em 3 de abril de 2012, devido a uma infecção generalizada dos órgãos.
0 comentários:
Postar um comentário