Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Chivu teve uma boa trajetória pelo futebol holandês
O romeno Cristian Eugen Chivu, ex-zagueiro e lateral esquerdo romeno popularmente conhecido somente como Cristian Chivu, celebra o seu 43º aniversário nesta quinta-feira, dia 26 de outubro de 2023. Ao longo de sua jornada como jogador profissional, o defensor teve uma boa passagem pelo Ajax entre o fim dos Anos 90 e início dos Anos 2000.
Chegou ao Ajax em 1999, depois de chamar a atenção do clube holandês atuando pelo Universitatea Craiova, clube de sua terra natal. Naquele mesmo ano, foi convocado para jogar pela seleção Sub-20 da Romênia.
No clube de Amsterdam, Chivu ganhou uma boa reputação no setor defensivo. Ronald Koeman, que treinava os Godenzonen, apostou na capacidade de liderança e no talento do romeno dentro das quatro linhas, nomeando Chivu como capitão do time em 2001.
Liderado por Cristian, o a equipe reinou na Eredivisie por algumas temporadas, tendo companhias de jogadores como van der Vaart e Ibrahimović ainda jovens. No ano seguinte, o defensor foi crucial na respeitável campanha na Liga dos Campeões em 2002, quando o time chegou até as quartas de final.
Em 2003, recebeu sondagens de vários times, sendo um deles a Roma, clube onde se transferiu por 18 milhões de Euros. Encerrou o seu vínculo com a equipe holandesa após 142 partidas disputadas e 13 gols marcados de acordo com o site ogol.com.
Antes de se aposentar, o romeno ainda veio a atuar pela Internazionale de Milão entre 2007 e 2014.
0 comentários:
Postar um comentário