A história de Paulo Baier no Criciúma

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Paulo Baier atuando no Tigre

Hoje um treinador que tenta se estabelecer dentro do mundo do futebol, ainda passando mais por equipes menores, o ex-atleta Paulo Baier, que completa seus 49 anos neste dia 25, foi outrora alvo de várias brincadeiras na internet devido a sua carreira interminável dentro das quatro linhas. Nascido em Ijuí, o ex-lateral e meio campista, de passagens por vários clubes incluindo o Palmeiras, teve uma história interessante vestindo a camisa do Criciúma, onde inclusive é ídolo da torcida.

A primeira passagem de Paulo Baier pelo Criciúma veio no começo de sua trajetória esportiva. O gaúcho era um jovem de apenas 23 anos que chamou a atenção do clube carvoeiro após um ótimo início no modesto São Luiz, clube de sua cidade natal. Chegou como reforço tricolor para a temporada 1997, pensando tanto na disputa dos estaduais quanto da Série B do Brasileirão. 

Depois de uma grande primeira temporada com a camisa carvoeira, acabou chamando a atenção do Galo, por onde passou em 1998 por empréstimo, após ganhar o título catarinense no primeiro semestre, sendo esse seu primeiro título na carreira como atleta profissional. Apesar de ter seu passe com o Criciúma, passou por empréstimos por vários clubes maiores a partir daquela data, retornando ao Tricolor em 2002.

Naquele ano, foi peça chave na campanha que levou os Carvoeiros ao título da Série B do Brasileirão, entrando de vez na galeria de ídolos do clube, ainda permanecendo durante o ano de 2003, quando ajudou o Criciúma a ficar no meio da tabela do Brasileirão, fazendo um campeonato relativamente tranquilo e permanecendo na Série A, o que era o principal objetivo. Acabaria negociado com o Goiás no ano seguinte.


Retornaria ao time em 2014, quando novamente objetivava ajudar na permanência na Série A, mas não conseguiu ser muito eficaz neste objetivo, sendo dispensado antes do fim do Brasileirão, durante o mês do Novembro, apesar de atuar bastante na temporada. No total, Baier fez 177 jogos com a camisa carvoeira, com 41 gols marcados. Ainda passou pelo clube em 2021 como treinador, sem passar perto de repetir o sucesso como atleta.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações