A história de Luisinho Lemos com o America do Rio de Janeiro

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Luisinho no America

Hoje afundado no limbo das divisões do Campeonato Carioca, o America foi no passado uma das grandes forças do futebol carioca, fazendo grandes campanhas a nível estadual e até a nível nacional, fazendo grandes campanhas até no Brasileirão durante os anos 1970 e 1980. nesse período, surgiu por lá o que talvez seja o maior ídolo da história do clube: o ex-atacante Luisinho Lemos, também conhecido por Luisinho Tombo, que completaria seus 71 anos neste dia 3 de outubro. 

Luisinho já começou sua trajetória no futebol no America, no início da década de 1970. Já mostrando muita capacidade dentro da área, fez dois ótimos anos com a camisa alvirrubra, conquistando o título da Taça Guanabara de 1974, sendo artilheiro do Campeonato Carioca  e sendo inclusive premiado com a Bola de Prata do Brasileirão daquele ano. Logo chamou a atenção do Flamengo, que o contratou ao final daquele ano. 

Retornaria ao America já muito mais experiente apenas nos anos 1980. Faria parte do time campeão do Torneio dos Campeões em 1982, um dos grandes títulos da história do America. No ano seguinte, seria mais uma vez artilheiro do Campeonato Carioca com a camisa alvirrubra. Ficaria no clube até 1984, quando foi negociado no meio do ano com o Palmeiras, visando curiosamente a disputa do Campeonato Paulista daquele ano. 


Retornou ao alvirrubro em 1985 para sua última passagem pelo clube, onde permaneceria até o ano de 1987, quando foi negociado com o Ferroviário. Apesar de já mais velho, seguiu marcando vários gols pelo clube e ampliando seus números no topo da artilharia historica do Mecão, com 311 gols ao longo de sua trajetória com a camisa do America. Luisinho permaneceria em atividade no futebol até o ano de 1994, quando se aposentou atuando no Qatar SC, num campeonato catari que ainda distava do "glamour" atual. 

Como treinador, ainda teve algumas passagens pelo alvirrubro e foi durante uma deles que acabou deixando este mundo. Ele acabou infartando justamente na estreia do Campeonato Carioca da Segunda Divisão de 2019, em um jogo diante do Nova Iguaçu ,quando sentou no banco, não conseguiu se levantar e pediu ajuda, acabou sendo internado e depois de uma semana não resistiu as consequências do infarto.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações