Foto: Arquivo
O'Neill no Nacional
Falecido recentemente, o ex-meia uruguaio Fabián O'Neill, que completaria 50 anos neste dia 14 de outubro de 2023, foi apelidado de Mago no Uruguai devido a sua habilidade e técnica na meia cancha nos times em que passou. Zidane declarava que ele foi "o melhor jogador com quem atuou". Ao longo de sua carreira, que foi abreviada pelas lesões que enfrentou teve grande ligação com o Nacional, time pelo qual iniciou e terminou sua carreira dentro do esporte bretão.
Nascido num pequeno município uruguaio, O'Neill chegou ao Nacional ainda jovem e passou alguns anos na formação do clube antes de subir para o time profissional em 1992. Naquela temporada começou a ter seus primeiros jogos com a camisa do Bolso. Foi parte do elenco campeão uruguaio no ano em que começou a sua trajetória.
A partir de 1993 vira presença mais constante no Nacional. Já nessa época começa a ser atrapalhado pelas lesões. Com mais presença no time principal, passa também a atuar pela Seleção Uruguaia, pela qual joga a Copa América daquele ano. Segue atuando com destaque no Bolso até 1995, quando fecha com o Cagliari e passa a atuar no futebol italiano, principal do planeta na época.
Retorna para o Nacional em 2003, já mais experiente, depois de passar pelo futebol italiano. Consegue atuar em poucas partidas após seu retorno, ainda muito atrapalhado pelas lesões. Acaba por encerrar a carreira precocemente, aos 30 anos, em 2004, após atuar em apenas nove jogos em seu retorno ao futebol uruguaio.
No total, somando suas duas passagens no Nacional, somou 95 partidas, marcando 22 gols nos anos em que esteve por lá. Convivendo com problemas com álcool e apostas, faleceu já pobre aos 49 anos, no final de 2022, devido a problemas no fígado.
0 comentários:
Postar um comentário