Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
O histórico gol de Basílio tirou o Corinthians da fila em 1977
Nesta sexta-feira, dia 13 de outubro de 2023, se completam 46 anos do histórico gol de Basílio, que tirou o Corinthians de uma fila de 23 anos sem títulos. Até os dias atuais, a própria torcida corintiana considera este gol como o momento mais importante da história do clube, já que foi através do Pé-de-Anjo, que o time Alvinegro do Parque São Jorge colocava um ponto final no seu maior jejum de títulos na sua vasta história.
Na época, a torcida alvinegra estava com saudades de ver seu time levantar um troféu. Afinal, o Timão ficou um longo período sem conquistar um título. Porém, a vez da nação corintiana rever sua equipe vencendo um campeonato estava chegando.
Naquele ano, o estadual tinha um formato bem diferente do que este que conhecemos hoje. O Corinthians já havia vencido o segundo turno, que era conhecido como Taça Governador do Estado de São Paulo, mas ainda precisaria disputar a grande decisão, já que terminou na liderança do grupo F na terceira fase. Na chave E, a Ponte Preta terminou na liderança.
Após vencer o primeiro jogo por 1 a 0 e perder a segunda partida por 2 a 1 de virada, tanto Corinthians quanto Ponte Preta precisariam vencer o terceiro confronto para ficar com o título paulista. Pelo lado do clube do Parque São Jorge, tinha uma grande pressão para a conquista.
Era dia 13 de outubro de 77 e o Morumbi estava recebendo 86.677 pagantes nas arquibancadas. Foi justamente neste último embate, data e local, que Basílio, o Pé-de-Anjo, apareceu de forma contundente para levar o Estádio Cicero Pompeu de Toledo, que estava pintado de preto e branco, ao delírio.
O jogo estava muito disputado. Apesar de ter perdido Rui Rei, que foi expulso por reclamação no decorrer da partida, a Ponte Preta criava oportunidades e assustava a meta do Corinthians. Porém, com 36' de bola rolando na etapa complementar, o Timão abriu o placar. Zé Maria fez um bom levantamento na área, o Pé de Anjo cabeceou para Waguinho, que emendou uma bomba no travessão e a bola ainda sobrou no meio da grande área. Wladimir aproveitou para desviar de cabeça no rebote, mas a bola acabou parando na marcação. Na sobra, a bola finalmente parou no pé do meia, que estufou as redes do Morumbi e levou a nação alvinegra ao delírio.
0 comentários:
Postar um comentário