Ronaldo e sua passagem goleadora pelo Barcelona

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Ronaldo foi goleador na única temporada que fez no Barcelona

Ronaldo Luís Nazário de Lima, mais conhecido como Ronaldo Fenômeno, foi um dos maiores atacantes do futebol mundial, conquistando diversos títulos e prêmios. O jogador teve passagens por times gigantes, sendo reconhecido em todos, mas foi no Barcelona onde ganhou a sua primeira Bola de Ouro. 

O Fenômeno nasceu em Itaguaí, no Rio de Janeiro, no dia 18 de setembro de 1976, e começou no esporte muito cedo. Aos 13 anos já estava jogando futsal pelo Valqueire, logo depois foi para o Social Ramos, mas só foi para o futebol em 1990, quando chegou no São Cristóvão. 

Depois de três anos no clube, o jogador foi para o Cruzeiro, em 1993, e no mesmo ano subiu para o profissional da equipe mineira. O atacante mostrou rapidamente todo seu talento, chamando a atenção de todos, mostrando que tinha um grande potencial. 

Depois de uma temporada no profissional, já foi vendido para o futebol europeu, sendo contratado pelo PSV, da Holanda. Mesmo muito jovem, com apenas 18 anos, Ronaldo conseguiu se destacar, se tornado um artilheiro na equipe, marcando 54 gols em 57 jogos no campeonato nacional. 

Seus números eram impressionantes, pois tinha um grande faro de gol e um arranque surreal. Era difícil para o jogador, era muito rápido e inteligente dentro de campo, tendo uma grande visão de jogo, sabendo se posicionar para receber a bola da melhor maneira possível. 

O jogador ficou duas temporadas na equipe, e em 1996 foi vendido por 20 milhões de dólares ao Barcelona. A expectativa em cima do atleta era gigantesca, mas ele não sentiu a pressão, conseguindo se adaptar rapidamente, e continuando seu grande momento. 

Mesmo com apenas 6 meses de clubes em 1996, ele marcou 16 gols em vinte partidas, números impressionantes. Por causa do seu grande ano, que foi dividido em PSV e Barcelona, o jogador disputou o prêmio de melhor do mundo, e conquistou a Bola de Ouro pela primeira vez, sendo o jogador mais jovem a ganhar, com apenas 20 anos. 

O jogador impressionava dentro de campo, fez gols memoráveis, que são lembrados até hoje, pela plasticidade das jogadas. A cada partida que passava, Fenômeno evoluia cada vez mais, mostrando toda sua versatilidade. 


O jogador foi importante na conquista da Copa do Rei e também da Recopa, fazendo um dos gols da decisão contra o Paris Saint-Germain. A sua temporada foi perfeita, com grandes números e atuações, mas acabou faltando a conquista da título espanhol, que acabou ficando nas mãos do Real Madrid por dois pontos de diferença. 

Mesmo sem o título nacional, o jogador foi o artilheiro com 34 gols em 37 jogos, levando a Chuteira de Ouro da UEFA. No final da temporada, o jogador acabou sendo vendido a Internazionale por 32 milhões de dólares, que era o valor da sua multa. 

O motivo da negociação foi por causa que o presidente do Barça não quis aumentar o seu salário, e isso não agradou o jogador. Ronaldo foi muito feliz na Inter,  onde recebeu o apelido de Fenômeno.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações