Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Renato Gaúcho comemorando o histórico gol de barriga contra o Flamengo que deu o título do Carioca de 1995 ao Fluminense
Ídolo eterno da torcida gremista, Renato Portaluppi, ex-ponta direita popularmente conhecido como Renato Gaúcho, está comemorando o seu 61º ano de vida neste sábado, dia 9 de setembro de 2023. No decorrer de sua carreira de atleta, o atacante de beirada jogou no Fluminense entre 1995 e 1997.
Antes de chegar ao Tricolor das Laranjeiras, o avançado já havia colecionado passagens por Botafogo, Flamengo, Atlético Mineiro e Cruzeiro. Na sua temporada de estreia, a dupla Fla-Flu chegou até a última rodada do octogonal final como os únicos postulantes à conquista do Campeonato Carioca.
No clássico que definiria o título, o Fluzão abriu dois a zero, mas cedeu o empate do clube rubro-negro ainda antes do intervalo. Já na reta final da partida, Renato marcou um gol salvador de barriga e deu o título ao Nense. Ainda em 95, o ponta de lança ajudou o Fluminense a chegar nas semifinais do Brasileirão.
Entretanto, no ano seguinte, o Fluminense não fez uma boa campanha no Campeonato Brasileiro. Com problemas de lesão, Renato pouco jogou e na reta final da campanha até chegou a ter sua primeira experiência como treinador. Porém, o time carioca não se salvou acabou sendo rebaixado para a Série B.
Renato Portaluppi deixou o Tricolor em 1997, após disputar o Campeonato Carioca e sem saber que o Fluminense escaparia do rebaixamento com uma 'virada de mesa', que também salvaria o Bragantino, devido ao caso Ives Mendes. Porém, o Flu, já sem Renato, também cairia em 1997.
Renato Gaúcho fez 66 partidas pelo Flu e marcou 26 gols, segundo o site ogol.com. Na sequência de sua jornada como atleta, Renato Gaúcho ainda teve uma quarta passagem pelo Flamengo, e encerrou a carreira no Bangu. Aposentado, se tornou treinador e teve quatro passagens pelo comando técnico do Time de Guerreiros. Em uma delas, conquistou a Copa do Brasil em 2007 e foi vice da Libertadores em 2008.
0 comentários:
Postar um comentário