Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Argélico Fuchs, o ex-zagueiro e hoje treinador Argel Fuchs, está completando 49 anos. Como jogador, passou por grandes times do futebol nacional, europeu e, até mesmo, jogou no futebol asiático, sendo revelado pelo Internacional.
O zagueiro que nasceu em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, no dia 4 de setembro de 1974, começou a sua carreira no Internacional, um dos maiores clubes do Brasil. Não demorou muito tempo para subir ao profissional, pois aos 18 anos, Argel já estava na equipe principal do Colorado.
No começo da sua carreira, demorou um pouco para ter minutos, mas foi entrando em alguns jogos e fazendo parte do elenco. Em 1992, que foi o ano da sua estreia no profissional, fez parte do time Campeão da Copa do Brasil, um título importante para o Colorado.
Mesmo sem ser titular no Internacional, já fazia parte da base da seleção brasileira, onde conquistou sua vaga na equipe nas categorias de base do Internacional. Desde 1991 já atuava pela equipe, pois conseguiu se destacar desde jovem no Colorado.
Porém, ainda não conseguiu muitos minutos na equipe principal do Inter. Argel continuou sendo pouco utilizado em 1993, passando a maioria dos jogos no banco de reserva, mas estava ganhando experiência, e todos tinham uma boa expectativa no jogador. Mas, neste ano fez parte da Seleção Brasileira campeã mundial Sub-20.
A partir de 1994, o jogador começou a ter mais minutos com o Inter e, aos poucos, conseguiu ganhar a vaga na equipe titular. Foi com o decorrer da temporada que mostrou uma grande solidez, chamando a atenção de todos e passando uma grande segurança a todos.
Foi uma grande revelação para o Internacional, pois o jogador fez grandes partidas, dando uma solidez forte ao sistema defensivo do Colorado. Além do título da Copa do Brasil, o zagueiro fez parte da conquista do Campeonato Gaúcho de 1992 e 1994, com o último tendo mais participações.
Mas foi em 1995 que conseguiu sua grande afirmação como profissional, pois foi chamado para um amistoso pela Seleção Brasileira. Argel fez cinco jogos pelo Brasil, mas depois deixar o Inter no final da temporada, indo para Tokyo Verdy, do Japão, o zagueiro não ter mais oportunidades.
Argel ficou quatro temporadas no Internacional, fazendo 42 jogos e três gols pelo Colorado. Após encerrar sua carreira como jogador, se tornou treinador, e teve uma passagem pela equipe em 2016, ano em que a equipe acabou sendo rebaixado no Campeonato Brasileiro.
0 comentários:
Postar um comentário