Foto: reprodução
Com papel fundamental na busca por maior equidade racial no futebol, a instituição contou com diversos profissionais presentes na feira
Realizada no último final de semana, a Thinking Football Summit ocorreu na cidade do Porto, em Portugal, em parceria com a Liga Portugal, e promoveu a disseminação de conteúdos e criação de networking no meio do futebol. Entre as presenças do evento, esteve a equipe da Mover Futebol, instituição brasileira com projetos de qualificação, desenvolvimento e criação de oportunidades para profissionais negros no futebol.
Dentre os representantes da empresa, esteve Adalberto Almeida, diretor da instituição, que palestrou sobre racismo, mediando o painel e definindo os convidados a subirem no palco para debaterem. Dentre os convidados estiveram os ex atletas, Mauro Silva, Marcos Senna e Helton Arruda, além do presidente da Mover Futebol, Euler Victor.
Esta foi a primeira vez no mundo, que uma palestra foi realizada por cinco homens negros com cargos diretivos e de prestígio dentro do futebol, debatendo sobre racismo, e destacando a importância de instituições como a Mover Futebol, proporcionando mudanças positivas, promovendo a inclusão e diversidade, e mudando paradigmas do mundo.
O debate terminou com a seguinte frase: “Os nossos avós foram escravos, os nossos pais arranjaram emprego e nós, hoje, palestramos no maior evento de Futebol da Europa”, representando as mudanças que o mundo vem tendo gradualmente, referente aos direitos dos negros.
“Nos só iremos combater a desigualdade e o racismo, quando dermos oportunidades para as pessoas, independentemente de sua cor, sexo e gênero. É por isso, que o painel que realizamos neste último final de semana, foi tão importante, mostrando que dia após dia, nossa luta para conquistar nosso espaço, vem surtindo efeito”, afirmou Adalberto.
0 comentários:
Postar um comentário