Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Marco Tardelli foi um dos maiores jogadores do futebol italiano, sendo muito importante na conquista da Copa do Mundo de 1982, marcando um dos gols na final. O meio-campista atuou por dois gigantes, construindo uma belíssima carreira, com grandes conquistas pela Juventus.
Tardelli nasceu em Careggine, na Itália, no dia 24 de setembro de 1954, e começou sua carreira no futebol alguns anos depois. A sua vida profissional começou a deslanchar quando chegou na base do Pisa, onde se desenvolveu e conseguiu se destacar.
O jogador subiu para o profissional em 1972, mas em seu primeiro ano fez apenas oito jogos, marcando dois gols na Série C. Mas tudo começou a mudar na temporada seguinte, pois Tardelli jogou em trinta e três partidas, marcando novamente dois gols.
A sua boa temporada na equipe, começou a chamar a atenção de algumas equipes, e acabou sendo contratado pelo Como, que era um clube que disputava a segunda divisão nacional.
O meio-campista conseguiu mostrar seu potencial rapidamente, sendo titular da equipe e um dos principais nomes daquele elenco. Na temporada de 74, o jogador atuou em trinta e seis partidas, marcando dois gols na Série B, chamando a atenção de grandes times.
Por causa do seu grande desempenho, despertou interesses das grandes equipes do país. Em 1975 foi contratado pela Juventus, um dos maiores clubes do futebol europeu, e era a grande oportunidade da sua carreira.
Tardelli rapidamente ganhou a vaga de titular, se firmando na equipe e mostrando todo seu talento. O jogador tornou-se uma das referências do elenco e líder, mesmo muito jovem assumindo as responsabilidades e decidindo jogos importantes pela Juventus.
Depois de uma temporada no clube, foi convocado para a seleção italiana, tornando-se também importante para o seu país. O meio-campista encantava, era clássico e tinha um passe espetacular, conseguindo dominar a parte central do campo com muita facilidade.
O jogador ficou a maioria da sua carreira atuando pela Juventus, construindo uma bela história. Tardelli conquistou diversos títulos, tornando-se ídolo do clube, sendo importante em todas as dez temporadas. Porém, em uma delas acabou atuando poucas vezes, pois em 79, acabou sofrendo uma lesão que o tirou de diversos jogos.
Além dos diversos títulos pela Juventus, o meio-campista foi fundamental na Copa do Mundo de 1982, sendo muito decisivo. Tardelli era titular e uma grande estrela da equipe, e fez um dos gols que deram o título à Itália no jogo contra a Alemanha Ocidental.
Pela Juventus foram 10 temporadas, com 259 jogos e 34 gols. Mas além disso, o jogador tem uma vasta lista de títulos, como: uma vez campeão da Taça dos Campeões Europeus, cinco títulos do Campeonato Italiano, uma UEFA Supercup, uma UEFA-CUP, uma Taça Europa e dois títulos da Taça Itália.
Em 1985 deixou a equipe e foi atuar no rival, a Internazionale, já na parte final de sua carreira.
0 comentários:
Postar um comentário