Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Marco Etchevrry era o grande nome daquela Seleção Boliviana
Há 30 anos, a Bolívia se classificou pela última vez à Copa do Mundo, depois de fazer uma grande campanha nas eliminatórias. A equipe teve um rendimento impressionante, principalmente atuando em casa, ganhando todos os jogos, e se classificando em segundo lugar no Grupo B das eliminatórias da América do Sul.
Na época, as eliminatórias eram jogadas todas as rodadas em dois meses, e eram formadas por dois grupos. Naquela edição o grupo A tinha Colômbia, Argentina, Paraguai e Peru, já a chave B tinha Brasil, Bolívia, Uruguai, Equador e Venezuela.
As equipes jogavam todas entre si do mesmo grupo, em turno e returno, e no grupo A o primeiro colocado classificava direto e o segundo iria para a repescagem. No grupo B os dois melhores colocados eram classificados direto para a Copa do Mundo.
A Bolívia fez uma grande campanha, e estreou vencendo a Venezuela por 7 a 1, fora de casa, mostrando que iria brigar por essa classificação. A equipe estava muito encaixada, jogando muito bem, sendo forte defensivamente e muito vertical na fase ofensiva.
O segundo jogo foi contra o Brasil, jogando na Bolívia, a equipe venceu por 2 a 0, sendo a primeira derrota da equipe brasileira na história das eliminatórias. A Bolívia ficou na liderança, e mostrou que era um dos favoritos às vagas depois do grande começo.
A equipe continuou o bom momento, e venceu o Equador por 3 a 1, em casa, mantendo o grande nível. O ataque estava muito inspirado, sendo o melhor das eliminatórias. No quarto jogo venceu por 1 a 0 o Equador, novamente como mandante.
Na quinta rodada, do returno das eliminatórias, a equipe venceu novamente a Venezuela, desta vez por 7 a 0, em casa. A sua derrota veio na sexta rodada, quando a Bolívia enfrentou o Brasil, em Recife, e perdeu por 6 a 0.
Mesmo com a derrota, a equipe tinha 15 pontos, e pertissímo da classificação para a Copa do Mundo. Na sétima rodada, acabou perdendo novamente, agora para o Uruguai por 2 a 1, deixando tudo em aberto para a última rodada das eliminatórias.
A Bolívia precisaria apenas não perder, e mesmo com uma derrota por 1 a 0 classificaria para a competição. No dia 18 de setembro de 1993, a equipe enfrentou o Equador, fora de casa, e conseguiu segurar o empate em 1 a 1, o que deu a vaga para a seleção boliviana.
O Brasil venceu o Uruguai e ficou com 17 pontos, passando em primeiro lugar, a Bolívia, com 16 pontos, foi a segunda do grupo B. As duas equipes se classificaram para a Copa do Mundo de 1994. Além delas, a Colômbia passou como líder no grupo A, e na repescagem a Argentina venceu a Austrália e foi para a competição mundial.
A Bolívia contou com vários destaques durante a competição, como: Marco 'El Diablo' Etcheverry, Erwin 'Platini' Sanchez, o goleiro Carlos Trucco e o artilheiro William Ramallo.
0 comentários:
Postar um comentário