Claudio Gentile e sua passagem pela Fiorentina

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Claudio Gentile com a camisa da Fiorentina

Claudio Gentile, apelidado de Gaddafi, fez parte de um dos maiores sistemas defensivos da Seleção Italiana e do mundo, conquistando o título mundial de 1982. O jogador construiu uma belíssima história, atuando por alguns clubes do seu país, sendo muito importante na Juventus, e no seu final de carreira atuou pela Fiorentina. 

O zagueiro nasceu em Trípoli, na Líbia, uma ex-colônia italiana que fica na África, no dia 27 de setembro de 1953, e começou sua carreira profissional aos 18 anos, quando estreou pelo Arona. Depois de uma temporada, conseguiu se destacar, e foi contratado pelo Varese. 

Mesmo jovem, o jogador mostrava toda sua liderança e força dentro de campo, sendo muito forte defensivamente. Depois de uma temporada no Varese, o jogador foi contratado pela Juventus, uma das maiores equipes do futebol italiano. 

Gentile chegou a equipe em 1973, aos 19 anos, e rapidamente conquistou sua vaga de titular no time. O zagueiro transformou-se em um pilar defensivamente, sendo muito importante dentro de fora de campo, ajudando o clube a conquistar diversos títulos. 

Depois de dois anos no clube, o zagueiro começou a ser convocado para a seleção italiana, construindo um dos maiores sistemas defensivos da história, junto com Dino Zoff, Gaetano Scirea e Antonio Cabrini, que ajudaram a conquistar a Copa do Mundo de 1982. 

Gentile se transformou em um dos maiores zagueiros do seu país, com grandes atuações, mas também ficou conhecido como um jogador violento, pois era muito duro, dificultando sempre ao máximo a vida do atacante adversário. 

Depois de 11 temporadas pela Juventus, com diversas conquistas importantes pelo clube, o jogador acabou saindo da equipe. Gentile fez uma linda história, com 283 jogos e chegou a marcar 9 gols. 

Em 1984, foi contratado pelo Fiorentino, chegou para ser titular e líder da equipe, e trouxe uma solidez ao sistema defensivo da equipe. O jogador manteve seu rendimento, mas já não tinha a mesma capacidade física, o que acabou fazendo diminuir um pouco a sua força na marcação, mas ele compensava no posicionamento. 


Gentile foi muito importante para a equipe, mesmo não conquistando nenhum título pela equipe. O clube não estava em uma fase vencedora, mas brigava para ficar na parte de cima da tabela, mas às vezes passava alguma dificuldade para permanecer na elite do futebol. 

O zagueiro trouxe uma solidez à equipe, o que melhorou o rendimento da equipe, fazendo o clube brigar para ficar na parte de cima da tabela. Porém, a sua passagem durou apenas três temporadas, pois já estava em uma fase final de carreira. 

Em 1987 acabou deixando o clube, após 70 jogos, sendo contratado pelo Piacenza, onde ficou uma temporada e encerrou a sua carreira.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações