Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Bismarck atuando pelo Vasco
Bismarck Barreto Faria, mais conhecido como Bismarck, teve um começo de carreira brilhante, chamando a atenção de todos, sendo convocado para a Copa do Mundo de 1990, ainda com 19 anos. O meio-campista foi revelado pelo Vasco da Gama, onde teve um grande ínicio.
Bismarck nasceu em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, no dia 11 de setembro de 1969, e chegou ao Vasco com apenas 8 anos, para atuar na equipe de futsal. Com o passar do tempo foi para os gramados, com 13 anos, começando a se desenvolver.
A cada ano que passava o jovem mostrava mais talento e potencial no meio-campo, sendo o principal destaque da categoria de base do clube. Bismarck era muito bem visto dentro do clube, e só estavam esperando o garoto atingir certa idade para subir para o profissional.
Em 1988 estreou pela profissional do Vasco, com 18 anos, e foi um grande destaque, não sentindo o peso da camisa e entrando muito bem. O meio-campo mostrava todo seu potencial e talento, deixando todos impressionados com seu grande começo no futebol.
No começo não ganhou a titularidade, mas com o decorrer do tempo conquistou sua vaga, se tornando uma estrela dentro da equipe. Em seu primeiro ano no profissional, ajudou o clube a conquistar o Campeonato Carioca, um título muito importante.
Mas em 1989, foi um dos principais anos da sua carreira, sendo chamado para o Mundial Sub-20, onde acabou ficando com o terceiro lugar pelo Brasil, mas foi eleito o Bola de Ouro, melhor jogador da competição. Além disso, teve um grande ano pelo Vasco, fazendo uma temporada espetacular e levando o time a conquista do Campeonato Brasileiro.
Com a conquista do Campeonato Brasileiro, o jogador foi o ganhador do prêmio Bola de Prata, da Revista Placar. Todo seu talento tava sendo visto e chamava a atenção de todos, tanto que em 1990, foi convocado para a Copa do Mundo, e recebeu diversas propostas do futebol europeu.
O jogador ficou perto de sair do Vasco, pois recebeu diversas propostas, mas o Bayer Leverkusen foi quem ficou mais perto de ter o atleta, mas mesmo com ofertas milionárias, o clube não liberou o jogador.
Mas depois disso, teve uma queda no rendimento, não conseguiu manter a mesma regularidade nas atuações, mas ainda brilhava em alguns jogos. Bismarck foi muito importante durante o período que esteve no Vasco, ajudando a equipe a conquistar títulos importantes.
Mas em 1993 o jogador acabou deixando o clube, indo atuar no futebol japonês, sendo contratado pelo Verdy Kawasaki. Bismarck deixou o clube com 301 jogos e 109 gols. Além de três títulos do Campeonato Carioca (1988, 92 e 93), três Taça Rio (88, 92 e 93), duas Taça Guanabara (90 e 92), dois Troféu Ramón de Carranza (88 e 89), um Campeonato Brasileiro (99), um Torneio de Metz (89), uma Taça Adolpho Bloch (90), um Torneio da Amizade (91) e uma Copa Rio (92).
0 comentários:
Postar um comentário