A passagem de Johan Neeskens no Ajax

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Neeskens no Ajax

A Holanda teve no começo dos anos 1970 uma das seleções mais brilhantes da história do futebol, que para o azar do esporte não ganhou a Copa do Mundo. Boa parte da alma desse time foi construída no espetacular time que o Ajax montou nos anos 1970, que contava com a base daquela equipe brilhante que encantou o mundo em 1974 e 1978. Além do sempre lembrado Cruyff, o outro grande nome daquele time foi o meia Neeskens, que completa 72 anos neste dia 15 e teve ótima passagem no Ajax. 

Johan chegou ao Ajax observado por Rinus Michels, fazendo um grande campeonato na lateral direita pelo RCH. Foi por lá inclusive que ele começou sua passagem pelo time da capital dos Países Baixos, endo basicamente titular em toda a campanha da Liga dos Campeões de 1970/1971, inclusive na final da Liga dos Campeões diante do Panathinaikos. Já se tornou titular na equipe desde o começo de sua passagem.

A partir da temporada 1971/1972 passou a jogar mais no meio-campo, posição onde se consagraria e viraria um dos maiores jogadores da história do futebol. Já na temporada seguinte foi destaque de um time dos Godenzonen que ganhou um triplete. Contribuiu com várias partidas espetaculares para que o gigante de Amsterdam vencesse tudo que lhe era possível naquela temporada. 


Na temporada seguinte, seguiu sendo destaque de um time que mais uma vez levantou mais de um título na temporada, com as conquistas da Liga dos Campeões e do Campeonato Holandês. Curiosamente, sua melhor temporada individualmente pelo clube terminou sem nenhuma grande conquista, quando ele marcou 15 gols nos 33 jogos que fez no biênio de 1973/1974, que ainda assim foram insuficientes para ganhar a Liga dos Campeões ou o Campeonato Holandês. Suficientes, porém, para ir a Copa do Mundo. 

Em 1974, encerrou sua passagem pelo Ajax, curiosamente indo junto a Rinus Michels e seu colega Cruyff para o Barcelona. Foram 150 jogos com a camisa dos Godenzonen, com 35 gols marcados ao longo de quatro anos no clube da capital holandesa. Foram 10 títulos conquistados em seu período no clube, uma média altíssima de três conquistas por temporada. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações