Foto: Arquivo
Ubirajara atuando no Bangu
Ele ainda atuou pelo Flamengo depois antes de pendurar as luvas e passar a trabalhar no ramo empresarial no resto de sua vida. Ubirajara nos deixou em 2021, aos 85 anos, devido a causas naturais do envelhecimento.
Ubirajara Gonçalves Mota, que ficou mais conhecido na época que atuou pelo Flamengo como Ubirajara Mota, foi um dos bons goleiros formados no futebol brasileiro durante as décadas de 1950 e 1960. Dono de boa estatura e conhecido pelos ótimos reflexos, o carioca, que completaria 88 anos neste dia 4, tem entre os clubes que jogou uma grande história defendendo a meta do Bangu, onde fez parte inclusive de um time campeão do Campeonato Carioca.
Ubirajara começou no futebol no Deodoro Atlético Clube em 1950 e já em 1952 era goleiro da base do Bangu, chegando ao time de aspirantes no ano seguinte e estreando profissionalmente em 1956, quando substituiu Ernani, goleiro também conhecido do time de Moça Bonita. Entre idas e vindas aos aspirantes, se efetivou no time profissional alvirrubro a partir do ano de 1959, quando pegou a titularidade da meta.
Ubirajara fez parte de vários times fortes do alvirrubro, que já tinha na época a presença do lendário bicheiro Castor de Andrade em suas diretorias. Conta-se inclusive um causo onde o bicheiro entrou com revólver em campo após um pênalti marcado contra o Bangu, que depois teve um marcado a seu favor no mesmo jogo. Com o passar dos anos, Ubirajara não só era goleiro titular como capitão alvirrubro.
Em 1966, viveu seu grande momento com a camisa do time, quando era o goleiro titular do excelente time que conquistou aquele Campeonato Carioca. Aquele campeonato, inclusive, terminou devido a uma briga generalizada causada pelos dois times. O Flamengo já perdia de 3 a 0 a aquela altura e a bem da verdade não possuía qualquer chance de reverter o revés na decisão, que caminhava inclusive para uma goleada do Castor.
Essa conquista fez inclusive com que Ubirajara fosse parte da enorme comitiva de 47 jogadores que a CBD levou para a Copa do Mundo de 1966, mas acabou sendo cortado da lista final. Ubirajara deixou o Bangu em 1969, após 533 jogos defendendo a meta do time, sendo até hoje o recordista de atuações pelo clube. É m dos maiores ídolos da história do clube. Foi negociado com o Botafogo.
Ele ainda atuou pelo Flamengo depois antes de pendurar as luvas e passar a trabalhar no ramo empresarial no resto de sua vida. Ubirajara nos deixou em 2021, aos 85 anos, devido a causas naturais do envelhecimento.
0 comentários:
Postar um comentário