A história de Harry Kewell com o Leeds United

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Kewell no Leeds

O Leeds United foi durante boa parte de sua história uma das forças mais significativas do futebol inglês. Os Whites chegaram a ser vice-campeões europeus e possuem alguns títulos do Campeonato Inglês em seu currículo, inclusive o último da antiga Football League em 1992. Nos anos 2000, o time teve um grande momento, que coincidiu com o ótimo início de carreira do ótimo Harry Kewell, que começou no clube e completa seus 45 anos neste dia 22 de setembro. 

Kewell nasceu em Sydney e acabou sendo chamado para testes no Leeds United aos 15 anos, depois de uma passagem boa pelo país com o time sub-14 do do Marconi Stallions. Seu pai tinha descendência inglesa, o que ajudou na questão da retirada do visto de permanência na Terra da (na época) Rainha para o jovem australiano. Foi avançando na equipe de base até estrear numa vitória diante do Southampton, em fevereiro de 1996.

Ainda rodando pelas equipes de base, onde inclusive ganha a FA Youth Coup de 1997, passou a ganhar mais tempo de jogo na temporada 1997/1998, quando inclusive marcou seu primeiro gol, em um jogo diante do Newcastle. Nos anos seguintes, seria o grande destaque da equipe na parte ofensiva. Na temporada 1999/2000, foi um dos grandes nomes do time que avançou até as semifinais da Copa da UEFA, além de terminar em terceiro na Premier League. Foi sua melhor temporada individualmente, quando marcou 17 gols ao longo do ano.

No biênio 2000/2001, foi muito atrapalhado por lesões no ano em que o Leeds fez uma campanha histórica na Liga dos Campeões, caindo nas semifinais para o vice-campeão Valencia. A partir dali, Kewell sofreria com vários problemas de lesão ao longo da carreira, apesar dos brilhantes momentos que viveu entre esses períodos. Nesse meio tempo, também brilhava na Seleção Australiana.


Suas duas últimas temporadas pelos Whites foram muito boas, sempre sendo um dos destaques do time dentro de campo. Depois de mais um biênio sensacional, com 16 gols na temporada 2002/2003, o Leeds não conseguiu mais segurar sua grande estrela. Com o clube já começando a enfrentar problemas financeiros, Kewell acabou negociado com o Liverpool, opção do jogador devido ao fato de torcer para os Reds na infância. 

No total, Kewell atuou em 242 partidas com a camisa do Leeds United, marcando 63 gols. Acabou não conquistando nenhum título pela equipe. Ele esteve em atividade até 2014, quando pendurou as chuteiras atuando pelo Melbourne City, do futebol australiano, aos 37 anos de idade. Atualmente, é auxiliar-técnico de Brendan Rodgers no Celtic, da Escócia. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações