Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Rivaldo foi titular na partida. Ele não chegou na Copa de 2006
Nesta quinta-feira, dia 7 de setembro de 2023, completam-se 20 anos que o Brasil, vencedor do Mundial de 2002, derrotou a Colômbia pelo placar de 2 a 1 no Estádio Metropolitano Roberto Melendez, em Barranquilla, na rodada de estreia das Eliminatórias da Copa de 2006. A partir daquele jogo, pela primeira vez, o atual campeão da Copa do Mundo teve de disputar as preliminares, algo que não acontecia até 2002.
Treinada por Carlos Alberto Parreira, que iniciava um novo planejamento já pensando na sequência de seu trabalho, a Seleção Brasileira vinha embalada após a conquista do título. Enquanto isso, a Seleção Colombiana iniciava a campanha visando retorno ao campeonato de mais relevância do futebol mundial.
Com bola rolando, a Amarelinha teve de encarar um clima hostil no território adversário. Com um futebol convincente, a Amarelinha conseguiu sair na frente com gol de Ronaldo, que debutava pelo selecionado brasileiro em um jogo de Eliminatórias, aos 22'. Em desvantagem, a equipe colombiana, que sentiu o golpe e proporcionou boas chances aos adversários, teve dificuldades de reagir, ainda assim, igualou o marcador através de Angel na marca dos 31' do primeiro tempo.
Na etapa complementar, ambos os times deram sinais de que estava sentindo o calor da cidade de Barranquilla e fizeram uma partida mais lenta. Pensando nisso e no resultado positivo, Parreira colocou sangue novo: Kaká, ex-atleta do São Paulo, entrou no jogo e fez a diferença nos 16'.
Novamente a frente, a Seleção Brasileira teve chances de matar o jogo, mas não as aproveitou. Na reta final do duelo, a Seleção Colombiana ainda partiu em busca do segundo tento, porém o 2 a 1 prevaleceu até o último apito do árbitro.
Após este confronto, o Brasil conquistou mais oito vitórias até o fim das Eliminatórias. A equipe Canarinho acabou ficando com a primeira colocação com os mesmos 34 pontos da Argentina, vice-líder, e se classificou bem para a Copa do Mundo de 2006. Já a Colômbia, ficou apenas na sexta posição com 24 pontos, e acabou ficando de fora do torneio.
0 comentários:
Postar um comentário