Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Nedvěd em ação pela Lazio
Pavel Nedvěd, ex-meio campista tcheco, está comemorando o seu 51º aniversário nesta quarta-feira, dia 30 de agosto de 2023. Ao longo de sua carreira, o jogador teve uma excelente trajetória pela Lazio entre o fim dos Anos 90 e começo do atual milênio.
Esta brilhante passagem do Mago Tcheco pela agremiação da capital italiana aconteceu de 1996 a 2001. Antes de chegar ao clube Biancocelesti, o atleta havia sido revelado nas categorias de base do Dukla Praga, equipe na qual veio a se profissionalizar, e depois ainda passou pelo Sparta Praga.
Debutou no dia 7 de setembro, em um jogo diante do Bologna. Sua primeira temporada foi tão boa, que Nedved se tornou um dos xodós da torcida. A primeira conquista pelos Laziale veio no ano seguinte, quando venceu a Coppa Italia em cima do Milan, e posteriormente, ajudou o time celeste e branco a vencer a Supercopa da Itália.
Ganhou ainda mais carinho e respeito dos adeptos da Lazio quando rejeitou uma proposta milionária do Atlético de Madrid e garantir a sua permanência no clube na temporada seguinte. A compensação veio em 1999, ano no qual fez parte do elenco campeão da Recopa e a Supercopa Europeia, além de ficar marcado como o jogador que marcou o último gol da história da Copa das Copas. Na ocasião, os Aquiles bateram o Mallorca da Espanha, pelo placar de 2 a 1.
Na temporada 1999/00, os Biancocelesti tinham jogadores como Alessandro Nesta, Juan Sebastián Verón, Marcelo Salas, Roberto Mancini, e vários outros atletas renomados, e brigaram pelo título da Serie A ponto a ponto com a Juventus. Ao fim da edição, a equipe da capital ficou com o título, que não ficava com o clube azul de Roma desde 74.
Ainda mais badalado do que antes, Nedvěd foi procurado pelo Manchester United, mas optou por não aceitar e acabou ficando nos Aquilotti por mais um ano. Encerrou a sua trajetória na Lazio após 207 jogos e 51 gols marcados. No mês de julho de 2001, se transferiu para a Juve, onde permaneceu até 2009, quando se aposentou.
0 comentários:
Postar um comentário