Gralak e sua passagem pelo futebol francês no Bordeaux

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Gralak em ação pelo Bordeaux

Paulo Sérgio Gralak, conhecido apenas como Gralak, nasceu em Rebouças, Paraná, no dia 18 de agosto de 1969, e se tornou um bom zagueiro. Como jogador teve passagens por alguns grandes clubes nacionais, e também atuou no futebol europeu, como no francês Bordeaux, entre 1996 e 1998.

A sua carreira começou em 1987, quando atuava em um clube amador de Irati, se destacando e logo na sequência indo para o Pinheiros, um clube pequeno da região. Mas foi lá que conseguiu ter a oportunidade de subir para o profissional, e em pouco tempo chamou a atenção de alguns clubes do estado.

Em 1989 estreou no profissional do Pinheiros e, no ano seguinte, com a fusão com o Colorado, seguiu com o Paraná Clube, agremiação resultante da fusão. Na equipe conseguiu evoluir cada vez mais, mostrando todo seu potencial, com chutes potentes de longa distância e as cobranças de laterais, que chegavam até a área.

O jogador ficou três anos no Paraná, se consolidando no profissional, e começou a chamar atenção de grandes clubes nacionais. Em 1994, foi contratado pelo Corinthians com um grande potencial, mas ainda sem grande expectativa em sua volta.

Rapidamente conseguiu estrear em jogos amistosos, e com o tempo foi entrando cada vez mais nos jogos. Gralak não conseguiu se tornar um titular absoluto, mas estava presente em quase todos os jogos. O zagueiro fez parte do vice-campeonato Paulista, sendo muito utilizado durante a campanha. Além disso, o jogador também participou do vice-campeonato do Brasileirão, quando o Timão perdeu a final para o rival Palmeiras. Depois de uma temporada no clube, Gralak foi transferido para o Coritiba.

Pelo Coxa, o zagueiro ficou uma temporada e meia, conseguindo ser titular da equipe e se destacando. Após bons jogos, começou a receber algumas propostas, e no meio da temporada de 1996, foi vendido para o Bordeaux, da França, o que seria um grande momento para sua carreira e uma porra de entrada para o futebol europeu.


Gralak ficou duas temporadas no clube, e conseguiu atuar em diversos jogos, mas não foi titular absoluto da posição. O jogador foi importante em algumas partidas, conseguindo se destacar, mas não ganhou a posição absoluta, o que não o impediu de ter uma boa passagem pelo clube.

O jogador teve bons momentos na França, conseguiu se acostumar com o país e com a cultura, se adaptando muito bem ao estilo francês de jogar. Após as duas temporadas, o zagueiro perdeu espaço nos seus últimos momentos do clube, e por isso acabou sendo negociado para o Istanbulspor, da Turquia.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações