Givanildo - Um ídolo do Santa Cruz

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Givanildo em sua fase de Santa Cruz

Givanildo José de Oliveira é um dos maiores, se não o maior, jogador da história do Santa Cruz. Além de suas passagens como atleta, que foi muito vitoriosa, Givanildo foi treinador da equipe, tendo passagens marcantes, e atualmente é o diretor técnico do clube.

O profissional completou 75 anos ontem. Giva nasceu em Olinda, Pernambuco, no dia 8 de agosto de 1948, e virou um dos maiores personagens do futebol nordestino. Com passagens por diversos clubes nacionais, a sua carreira foi marcante dentro e fora do campo.

Tudo começou no Santa Cruz, quando ele chegou aos 16 anos para pode se desenvolver. Dois anos depois, em 1969, ele estreou no profissional, e não saiu mais, pois demonstrou todo seu talento no meio-campo da equipe, sendo dominante.

O jogador era um grande volante, conseguia dominar o meio-campo, sendo muito inteligente. Ele conseguia estar presente em todas as jogadas, tinha um senso de posicionamento muito bom, dificultando muito a criação adversária, sendo um grande marcador.

Giva era um pitbull dentro de campo, caçava os atacantes adversários, não deixando dominar a bola com tranquilidade. Pelo Santa Cruz foi muito vencedor, já chegou na equipe profissional conquistando muitos títulos, mostrando uma dominação da equipe em Pernambuco.

A equipe conquistou o pentacampeonato pernambucano (1969-1973), tendo uma hegemonia no seu estado. As atuações de Giva chamavam a atenção, pois mostrava toda sua qualidade, sendo muito importante em todas as conquistas do clube. Porém, não foram apenas fases boas, pois depois da sequência de títulos, a equipe acabou passando por um momento complicado, ficando alguns anos sem conquistas.

Mesmo a equipe não mantendo a fase vencedora, o jogador continuou se destacando, sendo dominante no meio-campo. Giva chamou a atenção de alguns clubes, e em 1976 foi negociado com o Corinthians, deixando a equipe com um grande ídolo.

Mas a sua história no clube não acabou nesse momento, pois dois anos depois, ele retornou ao Santa Cruz. Com o seu retorno, o clube também voltou a conquistar títulos. A equipe foi bicampeã do campeonato pernambucano (1978-79), voltando a mostrar o domínio no seu estado.

Ao final da temporada de 1979, Giva deixou o clube e foi contratado pelo Fluminense. Depois de três anos, o jogador se aposentou no Sport. Mas a sua carreira no futebol não acabou, muito menos a sua história pelo Santa Cruz.

Giva se tornou treinador logo após pendurar as chuteiras. Ele começou pelo CSA, depois rodou por alguns clubes do futebol nordestino. Em 1989 ele voltou para o Santa Cruz, mas acabou tendo uma passagem apagada como treinador, sendo demitido no ano seguinte.

Mas não acabou por aí, pois após rodar por alguns clubes, ele retornou em 1998 para o Santa Cruz. Ele tinha uma missão muito complicada, que era salvar a equipe da queda para a Terceira Divisão. A equipe ficou o campeonato inteiro brigando para não cair, e na última rodada precisava vencer para não cair.

A equipe foi para o intervalo perdendo por 1 a 0 para o Volta Redonda, mas no retorno ao gramado, Giva fez duas alterações, e foi fundamental para a virada da equipe. O Santa conseguiu vencer por 2 a 1 e permaneceu na segunda divisão.


Em 1999, após um momento ruim, o técnico acabou sendo demitido mais uma vez, mas conseguiu ter uma boa passagem. Novamente, rodou por alguns clubes, mas em 2004 voltou para o clube, e dessa vez conseguiu conquistar seu título como treinador da equipe.

Giva teve uma grande passagem, conquistando o título do campeonato pernambucano. Além disso, o técnico conseguiu levar a equipe ao acesso à elite do futebol nacional em 2005. Em 2004 acabou sendo demitido, depois de um período ruim. Em 2010 e 2017 também teve passagem pelo clube, mas acabou ficando pouco tempo, não fazendo um bom trabalho. Em 2021 foi chamado para ser diretor técnico da equipe, e exerce essa função até o momento.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações