Djalma Dias e sua grande trajetória no Palmeiras

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Djalma Dias brilhou com a camisa do Verdão

O futebol brasileiro é privilegiado com tantos nomes importantes em sua história, e Djalma Pereira Dias Júnior, conhecido como Djalma Dias, é um deles. O jogador foi um grande zagueiro, com passagens por times gigantescos do Brasil, ele conseguiu marcar seu nome em todas as equipes em que jogou, entre eles o Palmeiras.

Djalma Dias nasceu no Rio de Janeiro, no dia 21 de agosto de 1939, e começou a sua carreira em 1959, quando foi lançado ao profissional pelo America do Rio. Em pouco tempo, o zagueiro conseguiu se destacar, mostrando todo seu potencial na equipe carioca.

Mesmo sem ser alto, tendo apenas 1,77 metros de altura, Djalma tinha uma grande impulsão, e com um senso de posicionamento impressionante. Depois de algumas temporadas pelo clube, conquistando o campeonato carioca de 1960, chamou a atenção de grandes times.

Em 1963, o jogador acabou se transferindo para o Palmeiras, uma das equipes mais fortes do futebol brasileiro na época. Mesmo jovem, Djalma não demorou muito para conquistar a posição, se tornando titular absoluto do da equipe, mostrando todo seu talento na defesa alviverde.

Djalma era muito seguro defensivamente, passando uma solidez a sua equipe. Logo em seu primeiro ano no clube, o zagueiro já foi importante na conquista do Campeonato Paulista, quando na época era muito disputada, e os estaduais eram as principais competições das equipes.

O Palmeiras concorria com grandes times, como o Santos de Pelé, que vivia a maior fase da sua história. As duas equipes brigavam todo ano pelos títulos, mas era muito difícil parar o time santista. Djalma construiu uma linda história pelo Palmeiras, sendo considerado ídolo da torcida. O zagueiro era muito sólido, e era fundamental para a defesa alviverde, que sempre foi uma das melhores na época.


Em 1965, o jogador conquistou o seu segundo título pela equipe, quando conquistou o Torneio Rio-São Paulo. Mas não acabou por aí, pois seu melhor ano no clube ainda estava por vir. A melhor temporada da equipe com o zagueiro foi em 1967, quando o Palmeiras dominou o futebol nacional. A equipe foi campeão do Robertão e depois da Taça Brasil, que eram os dois torneios nacionais na época, e ambas foram consideradas títulos Brasileiros pela CBF.

Depois de uma grande temporada, com dois títulos importantíssimos, o zagueiro acabou deixando o clube, indo atuar no Atlético Mineiro. Pelo Palmeiras foram 239 jogos e dois gols. Fora do campo construiu uma bela família, e foi pai de Djalminha, outro grande jogador do futebol brasileiro. Porém, infelizmente, Djalma não viu seu filho brilhar, porque acabou falecendo aos 50 anos de idade, por uma parada cardiorrespiratória, no dia 1 de maio de 1990, quando seu filho ainda estava na base do Flamengo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações