Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Zagallo conquistou seu primeiro título como treinador do Botafogo em 67
Mário Jorge Lobo Zagallo, ex-jogador e treinador alagoano conhecido apenas como Zagallo, está celebrando o seu 92º ano de vida nesta quarta-feira, dia 9 de agosto de 2023. Apesar de ter atuado como jogador, o Velho Lobo fez seu nome como treinador, e logo no seu primeiro ano ocupando tal cargo, venceu o título carioca pelo Botafogo em 67.
Antes disso acontecer, Zagallo defendeu três clubes quando atuava dentro das quatro linhas. Foram eles: o América-RJ, onde foi revelado em 48 e ficou até o ano seguinte e depois passou pelo Flamengo entre 50 e 58. Encerrou a sua trajetória como atleta no Botafogo, equipe na qual jogou de 58 até o começo de 66. No Fogão, teve a oportunidade de jogar junto com Nílton Santos, Garrincha e Didi.
Chegou ao comando do time profissional do Alvinegro Carioca após treinar as categorias de base da Estrela Solitária. Conseguiu conquistar logo no início da sua caminhada em uma nova função
Durante a campanha, o Fogão venceu 15 partidas, empatou duas e perdeu apenas um jogo em 18 disputados. Nos dois turnos, o time de General Severiano foi líder: no primeiro, somou 19 pontos, enquanto no segundo, ficou com 13.
Na sequência de sua carreira como técnico, o Velho Lobo ainda teve outras três passagens pelo Botafogo. Flamengo, Fluminense, Vasco, Al-Hilal e Portuguesa foram outros clubes que ele também treinou. Neste período, comandou as seleções da Arábia Saudita, do Kwait e do Brasil. Na Amarelinha, também foi coordenador técnico.
0 comentários:
Postar um comentário