Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Jorginho ficou no Flamengo entre 1984 e 1989
Um dos maiores laterais da história do futebol brasileiro completa 59 anos hoje. Jorginho, que teve uma carreira maravilhosa como jogador, passando por diversos clubes grandes nacionais e internacionais, conquistando títulos importantes, e construindo momentos belíssimos, assim como aconteceu no Flamengo.
Jorge de Amorim Campos, mais conhecido como Jorginho, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 17 de agosto de 1964, e construiu uma belíssima história no futebol brasileiro. A sua carreira começou cedo, com apenas 14 anos já chamava a atenção com suas atuações na base do America do Rio de Janeiro.
O jogador foi revelado pela equipe carioca em 1983, quando estreou no profissional do clube. Jorginho era um lateral muito habilidoso e ofensivo, o que não era muito comum para época, pois os atletas da posição eram mais defensivos, mas Jorginho era diferente.
Com apenas um ano no profissional, quando fez uma ótima temporada pelo America, atuando em 38 jogos e marcando um gol, chamou a atenção de grandes clubes do país, que buscaram a contratação do atleta.
Em 1984, Jorginho aceitou a proposta do Flamengo, mas tinha uma concorrência gigantesca, pois o titular da posição era Leandro, um dos maiores jogadores da história do clube. O lateral teria dificuldade para se tornar titular, mas com todo seu potencial ganhou a posição.
Leandro acabou tendo uma grave artrose nos joelhos, por causa disso resolveu atuar como zagueiro central, deixando a vaga aberta para Jorginho. Ainda muito jovem, o jogador não sentiu a pressão, e entrou muito bem, se tornando o titular absoluto da posição.
A cada momento, o jogador melhorava, ganhava mais experiências e suas atuações só evoluíam. O jogador encantava atuando, era muito habilidoso, sempre gerando perigo pelo lado direito do campo, sendo uma válvula de escape da equipe Rubro-Negra.
O jogador ficou alguns anos no clube, conquistando alguns troféus, mas os títulos mais importantes foram o Campeonato Carioca de 1986 e a Copa União em 1987. O lateral acabou saindo do clube em 1989, quando foi atuar pelo Bayer Leverkusen, da Alemanha.
Jorginho marcou a história do clube, fazendo 247 jogos, 141 vitórias, 58 empates e 48 derrotas, com oito gols.
0 comentários:
Postar um comentário