Zé Roberto e sua passagem de mais de uma década pela Seleção Brasileira

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Zé Roberto na Copa de 2006

José Roberto da Silva Júnior, mais conhecido como Zé Roberto, nasceu em São Paulo, no dia 6 de julho de 1974, e foi um dos grandes jogadores do futebol brasileiro. O atleta sempre foi completamente profissional, tendo passagens por gigantes times mundiais e sendo convocado diversas vezes para a Seleção Brasileira.

O jogador começou sua carreira muito novo, mas desde o começo chamava a atenção de todos. Ele foi revelado na Portuguesa, onde fez grandes atuações, e recebeu sua primeira convocação em 1995, quando defendia a Portuguesa, time que o revelou. Ainda muito novo, começou a fazer parte da equipe que era a então campeã mundial. No ano seguinte, no time olímpico, foi medalha de bronze nos jogos de Atlanta.

A sua ida para a seleção o ajudou a ter mais visibilidade, tanto que, em 1997 foi contratado pelo Real Madrid. As suas participações ficaram cada vez mais frequentes nas convocações, e foi levado para a Copa das Confederações daquele ano.

Zé Roberto ainda era muito novo, e ocupou o banco de reservas, mas entrou em alguns jogos da campanha. A seleção voltou com o título da competição, o que gerou mais expectativas para a Copa do Mundo de 1998, pois o time vivia um grande momento. Ainda naquele ano, Zé disputou a Copa América, e também voltou com o título pela seleção.

Em 1998, o jogador foi convocado por Zagallo para a grande competição. Na época ficava no banco para Roberto Carlos, que era o melhor jogador da posição, e acabou pouco atuando durante a Copa do Mundo. O Brasil acabou ficando com o vice-campeonato, perdendo para a França na final.

Mesmo com a derrota, o jogador continuou sendo convocado, pois era novo, e fazia parte de uma reconstrução. Em 1999, já como meio-campista, foi chamado para a Copa América, e novamente foi campeão, mas na Copa das Confederações, acabou ficando com o vice-campeonato, pois perdeu para o México.

Após meses conturbados, e com mudanças no comando técnico da Seleção Brasileira, o jogador ainda era chamado. Porém, em 2002, acabou ficando de fora da convocação de Felipão para a Copa do Mundo, e o Brasil conquistou o pentacampeonato.

Mas, assim que Felipão deixou a seleção, o jogador voltou a ser convocado, tanto que fez parte da mudança de geração. O Brasil construiu um grande time, e estava sendo considerada a mais forte naquele momento. Em 2005, conquistou a Copa das Confederações mais uma vez.

O jogador foi convocado para a Copa do Mundo de 2006, e agora em um momento diferente, pois era titular, fazendo parte de uma equipe muito forte. A seleção era a grande favorita ao título, porém, as coisas não aconteceram como todos estavam esperando.


Mesmo com a equipe não conseguindo mostrar todo o futebol esperado, Zé Roberto fez uma grande competição, chamando a atenção de todos, e sendo o principal jogador do Brasil. Infelizmente, a seleção não conseguiu engrenar, e ficou de fora da disputa do título. Porém, mesmo assim, Zé Roberto entrou na seleção dos melhores jogadores da Copa.

Em 2007, o jogador estava no Santos, e foi convocado por Dunga para a disputa da Copa América, porém, ele decidiu recusar o convite e encerrar seu ciclo pela seleção. Atuando com a camisa do Brasil, foram 84 jogos e seis gols, com quatro títulos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações