Um "outro" Fritz Walter - A história de um ídolo do Stuttgart

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

O "outro" Fritz Walter 

O nome de Fritz Walter traz a mente um dos maiores jogadores da história do futebol alemão em todos os tempos, destaque do time campeão da Copa do Mundo de 1954. Porém, o nome não é exatamente incomum dentro do país e é também o de batismo de outro grande jogador que acabou não tendo grandes sucessos na seleção, apesar de uma medalha olímpica, mas foi ídolo de um dos times conhecidos do país, o Stuttgart. O ex-atleta está completando seus 63 anos neste dia 21 de julho.

Fritz começou sua carreira no modesto Waldhof Mannheim, da cidade de Mannheim, que fica no interior da Alemanha. A equipe porém, na época, variava entre a primeira e a segunda divisão da Alemanha e nela Walter já mostrou sua veia artilheira marcando gols e sendo o vice-artilheiro da equipe no acesso para a Bundesliga em 1982/1983, que terminou inclusive com título da segunda divisão. 

Ficou no seu clube de origem até a temporada 1986/1987, quando marcou 23 gols na Bundesliga e acabou por chamar a atenção do Suttgart, que o adquiriu. Foi inclusive medalha de bronze nas Olímpiadas de 1988 na sua primeira temporada no Stuttgart. Nas temporadas seguintes, se converteria num dos grandes ídolos do clube. Fez parte do time vice-campeão da Copa da UEFA na temporada 1988/1989. Mas, seu grande ano viria na temporada 1991/1992. 

Naquele biênio, o Stuttgart fez grande campanha e conquistou seu quarto título do campeonato alemão. Walter viveu um grande ano, foi artilheiro do campeonato e principal destaque da equipe na conquista da competição. Ainda assim, acabou não convocado a seleção. Permaneceu no clube até 1993/1994, quando foi negociado com o Arminia Bielefeld, onde inclusive fez parte de um time que ascendeu em três temporadas da terceira até a primeira divisão.


O último clube da carreira de Fritz foi o SSV Ulm, por onde jogou pouco em duas temporadas antes de pendurar as chuteiras. É o terceiro maior artilheiro da história do Stuttgart com 123 gols marcados em 241 jogos pelo clube, sendo um grande ídolo do clube. Bom artilheiro, fez mais de 220 gols durante sua trajetória profissional. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações