Os 6 a 1 do Brasil na Espanha em 1950 e "Touradas de Madri" ecoando das arquibancadas

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Brasil não tomou conhecimento da Espanha no Maracanã em 1950

O Brasil é o maior campeão mundial, e tem uma história vasta na competição, com diversos jogos memoráveis, mas, também, com fracassos e vergonhas. Uma das partidas que marcaram a seleção aconteceu em 1950, quando a equipe venceu a Espanha, por 6 a 1, e a torcida ecoava a marchinha "Touradas em Madri" nas arquibancadas do Maracanã.

A partida teve um destaque mundial, com todos os jornais falando sobre a grande atuação do futebol brasileiro, o colocando como a favorita ao título depois da goleada. O Brasil jogou por música, atropelou o adversário e deu um passo importante rumo a conquista da competição, que na sequência veio o fracasso do maracanaço. 

Com mais de 150 mil pessoas no Maracanã, o Brasil começou o jogo muito forte, colocando uma grande pressão, pois o resultado era fundamental para dar um passo importante rumo ao título. A partida era válida pelo quadrangular final da competição. 

Aos 15 minutos, após um chute forte no canto, mas que acabou desviando em Parra e tirou o goleiro da jogada. Mesmo com a vitória parcial, o Brasil continuou pressionando, fazendo um grande jogo. Aos 22 minutos, Jair chutou da entrada da área, o goleiro tocou na bola, mas não evitou o segundo gol da seleção brasileira. 

O Brasil não parava, continuava pressionando, sendo completamente dominante na partida. Aos 31 minutos, Chico chutou forte, o goleiro deu rebote, Ademir chutou, mas novamente o goleiro pegou, e na terceira vez, Chico chutou de primeira e marcou o terceiro. 

A partida praticamente estava decidida já na primeira etapa, mas isso não tirou o ímpeto da seleção brasileira. Aos 10 minutos do segundo tempo, Ademir cruzou, a bola atravessou toda a área, e Chico arrematou de primeira, marcando um belo gol. Aos 12 minutos, Zizinho cruzou, e Ademir marcou o quinto gol, fazendo a torcida ir à loucura. 

Aos 22 minutos, Ademir deu um belo passe em velocidade para Zizinho, que dominou e chutou, marcando o sexto gol do Brasil. Aos 26 minutos, a Espanha fez o gol de honra, após um lindo voleio de Silvestre Igoa. 

Com a partida liquidada, a torcida brasileira estava empolgadíssima com a bela atuação do Brasil. Tanto que, durante a parte final do jogo, as pessoas começaram a cantar a marcha carnavalesca “Touradas em Madri”, e isso gerou o nome daquele grande partida. 


Campanha na competição - O Brasil caiu no grupo 1, junto com Iugoslávia, Suíça e México. E, na época, só passavam os líderes de cada grupo. A seleção foi muito bem, terminou a primeira fase com duas vitórias e um empate. 

Com a primeira colocação na primeira fase, a equipe passou para o quadrangular final, que tinha Uruguai, Espanha e Suécia. O Brasil acabou ficando em segundo lugar, após perder o jogo decisivo contra o Uruguai, que ficou conhecido como o ‘Maracanaço’.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações