O milagre de Berna na Copa do Mundo de 1954

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Seleção Alemã comemorando

Há 69 anos, o futebol alemão marcava um dos maiores momentos de sua história, que ficou conhecido como ‘O milagre de Berna’. No dia 4 de julho de 1954, teve a final da Copa do Mundo, que foi entre Alemanha Ocidental e Hungria, em um momento de reconstrução após a Segunda Guerra Mundial.

Era a primeira Copa com cobertura da televisão, o que dava uma expectativa maior para todos. Era tudo muito novo, ainda mais com a reconstrução após a Segunda Guerra Mundial. A Alemanha estava pegando os cacos, e vencer a competição daria uma grande felicidade ao seu povo.

A final ocorreu no dia 4 de junho, e tinha uma grande expectativa, principalmente por parte dos húngaros, que vinham de 32 jogos sem perder e sendo o grande favorito para a decisão.

Com mais de 60 mil pessoas no Estádio Wankdorf, em Berna, e todos com uma grande expectativa. Com um amplo favoritismo da Hungria, que já havia vencido os alemães na primeira fase, por 8 a 3, entraria muito confiante, e tudo parecia estar a favor dos húngaros.

A partida começou com muita pressão da Hungria, que não demorou muito para abrir o placar. Aos 6 minutos, Puskás abriu o placar, mas não parou por aí, pois logo na sequência ampliou. Aos 8 minutos, Czibor fez o segundo, o que para todos parecia estar com o título mais que garantido.

O placar era muito bom, ainda mais com um grande ínicio de jogo, mas isso não desanimou o time Alemão. A equipe não demorou muito para reagir, pois logo aos 10 minutos, diminuiu o resultado com Marlock. A partida estava muito agitada, e tudo poderia acontecer.

Houveram diversas oportunidades para ambos os lados no começo. Mas, aos 18 minutos, Rahn empatou a partida. Depois de quatro gols em menos de 20 minutos, o jogo acabou dando uma acalmada e o nervosismo tomou conta para os dois lados.

Nenhuma das equipes queriam ficar sem o título, então acabou ficando um jogo mais brigado, sem grandes oportunidades. Os torcedores, times, jornalistas e todos que acompanhavam o jogo estavam tensos, pois foi uma grande final.

Aos 40 minutos, novamente Rahn, marcou o gol que deu o título para a Alemanha. Um relato emocionante, foi a narração de Herbert Zimmermann, que marcou a história: "Acabou! Acabou! Acabou! O jogo acabou! A Alemanha bate a Hungria por 3 a 2 na final em Berna!".

A conquista foi muito comemorada, ainda mais por como aconteceu, e de todos os fatos que aconteceram foram da esfera do futebol. O povo alemão comemorou muito o título.


Campanha da equipe - A Alemanha caiu no Grupo 2, que tinha a Hungria, Turquia e Coreia do Sul. Na época era feito em outro formato, havia apenas dois jogos, que era sorteado, e as equipes não se enfrentavam entre si. Os dois com melhores campanhas passaram para o mata-mata.

A Alemanha venceu a Turquia por 4 a 1, mas acabou sendo derrotado por 8 a 3 para a Hungria. Com isso,os alemães empataram na pontuação com a Turquia, e acabou tendo uma partida de desempate, que acabou com a vitória por 7 a 2.

Nas quartas de final, a Alemanha enfrentou a Iugoslávia, e venceu com tranquilidade por 2 a 0. Na semifinal, jogou contra a Áustria, e venceu por 6 a 1, passando para a grande final.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações