Foto: Arquivo
A Seleção Brasileira em 1966
A Seleção Brasileira jamais perdeu qualquer partida onde Garrincha e Pelé nos vários anos em que estes dois ícones da história do futebol atuaram juntos com a camisa canarinho. Há 57 anos, no dia 12 de julho de 1966, em jogo válido pela estreia daquela Copa do Mundo, o time Canarinho venceu seu último jogo com os dois atuando juntos, em uma partida diante da Bulgária, no Goodison Park, em Liverpool, que em breve não será mais a casa do Everton.
O Brasil entrou na Copa do Mundo de 1966 como o grande favorito a conquista do terceiro título seguido. Contando com boa parte da base campeã nos dois anos anteriores, o time verde e amarelo, porém, havia passado por um processo meio complicado na convocação para a competição que acabaria por minar muito cedo a participação brasuca na competição. Na estreia, porém, o time jogou completo.
Naquele dia, o Brasil, como era de se esperar, deu pouquíssimas chances ao time búlgaro. Em cima desde o primeiro minuto do jogo, contou com um gol de Pelé para abrir o placar na partida, em um lance de bola parada. Foi o único gol do primeiro tempo, apesar do time brasileiro controlar completamente a partida diante de uma Bulgária que pouco conseguia oferecer de resistência ou de inspiração técnica.
Mesmo sem fazer exatamente um grande jogo, pelo menos considerando os padrões mostrados em 1958 e 1962, a equipe Canarinho chegou ao 2 a 0 com facilidade na etapa final contando justamente com gol de Garrincha, em outro lance de bola parada, aos 18 minutos da etapa final. A partir daí, o time brasuca só administrou a partida, mesmo mostrando um futebol de menor qualidade. Venceu com alguma tranquilidade ao fim da partida.
Aquela seria a última partida da dupla histórica de Pelé e Garrincha pela equipe brasuca. Nas partidas seguintes, a forma ruim de Garrincha acabou o tirando do segundo jogo diante da Hungria e no jogo seguinte os brasileiros pouco conseguiram fazer com Pelé sendo tirado de campo logo cedo em uma falta violenta cometida por um defensor português. Com apenas uma vitória e duas derrotas, o Brasil ficou pelo caminho na primeira fase.
Em números oficiais, Pelé e Garrincha atuaram em 30 jogos pela Seleção, com 26 vitórias e quatro empates do time brasileiro. Ainda houveram outras 10 vitórias que ocorreram em amistosos diante de combinados de regiões ou seleções ou mesmo clubes, que não contam para as estatísticas oficiais. A Copa do Mundo de 1966 foi a última competição de Garrincha na equipe, enquanto Pelé ainda faria parte do histórico selecionado campeão no México, em 1970.
0 comentários:
Postar um comentário