Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Brasil acabou caindo para a Holanda em Dortmund
Há 49 anos, o Brasil 'sentia na pele como era enfrentar o Carrossel Holandês e era eliminada no jogo que definiu um dos finalistas da Copa do Mundo de 1974, realizada na Alemanha Ocidental, pelo placar de 2 a 0, em Dortmund. A Seleção era uma das grandes favoritas e então detentora do título, porém, não conseguiu ter as mesmas atuações que na anterior e acabou em quarto lugar da competição.
A equipe não se encaixou muito, tendo muitos problemas durante a competição, pois não tiveram um bom desempenho. Ainda na primeira fase; a equipe passou muito sufoco, sofrendo demais para vencer, tanto que só conseguiu uma vitória em três jogos.
O Brasil caiu no Grupo 2, onde tinham Escócia, Iugoslávia e Zaire. Não eram equipes muito boas, porém, a seleção brasileira sofreu muito para ganhar, tanto que não conseguiu ganhar da Escócia e nem da Iugoslávia, foram dois empates nas duas primeiras rodadas.
A equipe chegou na última rodada com chances de ser eliminada, e precisava vencer a qualquer custo o Zaire. O Brasil conseguiu ganhar por 3 a 0, e se classificou em segundo lugar, atrás da iugoslávia, que também ficou com 4 pontos, mas tinha um saldo de gols melhor.
Na segunda fase, o Brasil cresceu e venceu, nos primeiros jogos, mesmo tendo problemas na parte ofensiva, a Alemanha Oriental, por 1 a 0, e a rival Argentina, por 2 a 1, chegando no jogo decisivo da etapa com chances de ir para a final.
Porém, a partida decisiva do Brasil era contra a Holanda, que vivia um grande momento e tinha excelentes jogadores, principalmente Cruijff, e encantava a todos com um grande futebol,chegando até a inspirar outros times pelo mundo, pois era um futebol muito intenso e ofensivo, sendo considerada uma das favoritas ao título.
A partida ia ser muito difícil para o Brasil, ainda mais pelo momento que estava, tendo muitas dificuldades, principalmente na parte ofensiva, pois até aquele momento tinha sofrido apenas um gol.
O primeiro tempo da partida foi completamente equilibrada, mas com a Holanda sendo um pouco superior, mostrando bom desempenho, mas a defesa brasileira estava muito sólida. Porém, o Brasil, que chegou a ter chance para marcar na etapa de abertura, não conseguiu manter a intensidade defensiva por muito tempo, e isso prejudicou muito a equipe.
Na segunda etapa, a Holanda apertou muito o Brasil, conseguindo abrir o placar aos 5 minutos, com Neeskens. A seleção brasileira teve que sair para o ataque, e isso deu mais espaço a boa seleção adversário. E aos 25 minutos, Cruijff marcou o gol que deu a classificação a Holanda, fazendo o 2 a 0 e tirando todas as esperanças brasileira.
O Brasil não fez uma boa copa, e até conseguiu chegar muito longe, mas saiu derrotada por uma equipe melhor naquele momento. Na disputa do terceiro lugar, o Brasil voltou a perder, dessa vez para a Polônia, por 1 a 0. Já a Holanda acabou derrotada pela Alemanha Ocidental, seleção da casa.
0 comentários:
Postar um comentário